Agricultura: Secretaria lança edição 2004 da Campanha de Qualidade do Café

Será nesta sexta-feira, dia 28, em Altinópolis, na região de Franca

sex, 28/05/2004 - 8h41 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, lança a 6ª Campanha de Qualidade do Café – edição 2004, no município de Altinópolis nesta sexta-feira, dia 28 de maio, a partir das 9 horas. O evento contará com a presença de cafeicultores de todo o estado de São Paulo, o presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz, e presidentes de cooperativas e sindicatos, assim como autoridades regionais.

A Campanha de Qualidade do Café começa neste mês com a preparação para o início da colheita e termina em meados de agosto, quando do fim da mesma. È composta de reuniões regionais com ciclo de palestras técnicas, manhãs de campo coordenadas por agrônomos e técnicos da Secretaria e do setor produtivo com os terrereiros, operadores de máquina para discussão e treinamento prático sobre os princípios e técnicas básicas de produção e processamento de cafés de qualidade. “É uma parceria entre a Secretaria e o setor produtivo, através da Câmara Setorial do Café. Este trabalho faz parte do envolvimento do cafeicultor na melhoria de qualidade e agregação de valor ao produto”, afirma o secretário Duarte Nogueira.

Esta campanha antecede os Concursos Regionais de Qualidade, que acontecem a partir de setembro, com as escolhas dos melhores cafés regionais e culminam com o Concurso Estadual do Café no fim do ano, realizado no Museu do Café de Santos, quando são eleitos os 10 melhores cafés de São Paulo na safra. No ano passado, pela primeira vez, estes cafés foram adquiridos em leilão pelo setor de torrefação e foi feita uma edição especial com os cafés de 2003. “Alcançamos o topo com uma saca de 60 kg arrematada a R$ 1203,50”, conta Nathan Herszkowicz, presidente da Câmara Setorial.

Altinópolis, na região de Franca, foi escolhida como local de lançamento da Campanha por se tratar de área de maior produção de café beneficiado. Em 2003, a região produziu 476 mil sacas, representando 17% da produção do estado que foi de 2,8 milhões de sacas, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria. Em segundo lugar está a região de São João da Boa Vista, com 466 mil sacas beneficiadas.

Lançamento da Campanha de Qualidade do Café
Data: Sexta-feira, 28 de maio de 2004
Horário: 9 horas
Local: Cine Teatro Geraldo Viccari – Praça Dr. Olavo Guimarães, s/n – Altinópolis/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(AM)