Agricultura: Secretaria lança campanha oficial contra febre aftosa

Evento será realizado nesta terça-feira em Presidente Prudente. Pecuaristas de 14 regiões vacinam seu rebanho também contra a Raiva dos Herbívoros

seg, 31/10/2005 - 17h13 | Do Portal do Governo

O Secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participa nesta terça-feira, dia 1º de novembro, em Presidente Prudente, do Lançamento Oficial da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.

Antecipada para o dia 26 de outubro, por conta do surgimento de focos da doença no Estado do Mato Grosso do Sul e da suspeita de animais doentes no Estado do Paraná, a vacinação ocorre até o dia 30 de novembro, como previsto no calendário estadual. Durante o lançamento da campanha, o Secretário falará ao setor produtivo e aos pecuaristas da região de Prudente sobre a importância da sanidade de nosso rebanho e sobre as ações adotadas pela Secretaria de Agricultura para salvaguardar o status sanitário do estado.

“É muito importante o empenho de todos, sobretudo neste momento. Adotamos importantes medidas para impedir a entrada da doença em território paulista, como o estabelecimento de barreiras nos municípios fronteiriços com os Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, a criação de corredores sanitários e a adoção de critérios para a entrada de produtos de origem animal vindos daqueles estados. Tudo isso para resguardar nossos pecuaristas, para proteger nosso rebanho e para preservar o bom relacionamento comercial com os países importadores da nossa carne, agora é a vez de nossos criadores”, explica o Secretário Nogueira.

A vacinação contra a febre aftosa acontece durante os meses de maio e novembro, quando o produtor é obrigado a fazer a aplicação e comunicar esta vacinação a defesa agropecuária do seu município, ficando sujeito a multa pelo não cumprimento. Na última etapa, em maio último, o Estado de São Paulo alcançou a marca de 99,41% de cobertura vacinal de um rebanho de 13,6 milhões de cabeças.

Novembro também é mês de Vacinação contra a Raiva dos Herbívoros. Pecuaristas de 14 regiões do estado (Bragança Paulista, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba) terão de 1º a 30 de novembro para imunizar seu rebanho, também contra a raiva.

Data: 1º de novembro
Horário: 10 horas
Local: Recinto de Exposições Jacob Tosello – Rodovia Raposo Tavares – Km 563 – Presidente Prudente

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura
C.A.