Agricultura: Secretaria lança campanha de vacinação contra febre aftosa

Segunda etapa da campanha estadual vacinação será iniciada amanhã, dia 1º de novembro

dom, 31/10/2004 - 14h54 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lança na próxima segunda-feira, dia 1º de novembro, a 2ª Etapa de Vacinação da Campanha Estadual contra a Febre Aftosa e Raiva dos Herbívoros.

A vacinação do primeiro animal e o lançamento será às 11 horas, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto, com a presença do secretário de agricultura Duarte Nogueira, representantes da cadeia produtiva da carne bovina, sindicatos e cooperativas. O Estado de São Paulo irá completar nove anos sem registrar nenhum foco da doença.

A campanha de vacinação acontece anualmente durante os meses de maio e novembro, quando todos os bovinos e bubalinos devem ser obrigatoriamente vacinados. O pecuarista que não o fizer fica sujeito a multas e outras sanções estabelecidas pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria, responsável pela sanidade animal e vegetal em todo o Estado.

Na primeira etapa, em maio deste ano, foi registrado um recorde na cobertura de vacinação contra a febre aftosa, alcançando 99,44% do rebanho paulista, composto de 14,3 milhões de cabeças. Nas regiões do Estado de São Paulo de vacinação obrigatória contra a raiva, semelhante índice foi alcançado, abrangendo perto de 3.000.000 de animais. “São Paulo é um corredor de exportação.

Em 2003, 70,8% das vendas de carne bovina para o exterior saíram de nosso Estado, daí a importância de atingirmos índices de cobertura cada vez maiores, com meta de 100%”, afirma o secretário.

Data: segunda-feira, dia 1º de novembro
Horário: às 11 horas
Local: Parque Permanente de Exposições – Avenida Orestes Lopes de Camargo, s/ nº
Ribeirão Preto/SP

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura e Abastecimento