Agricultura: Secretaria lança campanha contra a doença da ‘morte súbita’

Será nesta terça-feira, dia 18, na Capital

ter, 18/03/2003 - 8h54 | Do Portal do Governo

Será lançada nesta terça-feira, dia 18, às 10 horas, no salão nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, a campanha contra a doença da morte súbita, que ameaça os laranjais dos três Estados maiores produtores da fruta no Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O objetivo da campanha é orientar os produtores quanto à existência da doença, seus sintomas e os procedimentos nos casos em que a praga for detectada.

Serão distribuídos cartazes, folders, informativos sobre a doença e uma equipe de aproximadamente de 2.000 técnicos treinados pela Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, dará início ao trabalho de orientação aos produtores. Além disso, 3 mil fiscais da Defesa Agropecuária estarão envolvidos no trabalho de varredura.

A campanha foi definida pelo comitê Força-Tarefa, formado pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento dos três Estados, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) e representantes de todos os elos da cadeia produtiva. O lançamento do comitê foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do ministro Roberto Rodrigues, no dia 7 de fevereiro.

Depois de duas reuniões, o comitê definiu pela realização da campanha, de uma varredura nos pomares paulistas, mineiros e paranaenses, que também deverá ser iniciada nas próximas semanas, e pela intensificação das pesquisas para a identificação do agente causador da doença, uma forma de diagnóstico precoce e as formas de controle.

A laranja é um componente de peso no agronegócio paulista e também brasileiro. ‘Este setor é um dos mais importantes de nossa cadeia produtiva. São Paulo é responsável por 97% das exportações brasileiras de suco de laranja, a citricultura paulista tem 200 milhões de pés. Se o Brasil produz 29% da laranja mundial, isoladamente produzimos 21%’, explica o secretário de Agricultura de São Paulo, Duarte Nogueira.

De cada dez copos de suco de laranja consumidos em todo o mundo, cinco são originários de pomares paulistas. Principal produtor e exportador mundial de suco de laranja, com 50% do mercado externo mundial, São Paulo é dono do maior parque citrícola do mundo, espalhado numa área de mais de 650 mil hectares, em mais da metade dos 645 municípios paulistas. Toda a cadeia da laranja movimenta anualmente US$ 5 bilhões e gera 400 mil empregos diretos. No ranking do valor da produção agropecuária paulista, a laranja detém a terceira posição, atrás da cana-de-açúcar e da carne bovina.

A morte súbita

As pesquisas ainda não detectaram o agente causador da doença. A praga ataca as árvores com combinação de copa/porta-enxerto de limão cravo (80% dos pomares paulistas), destrói o sistema radicular e, em alguns casos, pode acabar com o pé da fruta em poucos dias. Daí o nome morte súbita.

Levantamento realizado no final do ano passado mostrou que a maior incidência da morte súbita está na região sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro (Uberlândia, Comendador Gomes, Frutal, Monte Alegre de Minas, Prata, Campo Florido e Planura), região onde 93% das plantas inspecionadas apresentavam a doença. Em São Paulo há, de acordo com a Fundecitrus, 1 milhão de plantas contaminadas, concentradas na região norte do Estado, nos municípios de Colômbia, Guaraci, Altair, Barretos e Olímpia.

Data: Terça-feira, dia 18 de março de 2003
Horário: 10 horas
Local: Salão Nobre da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento
Av. Miguel Stefano, 3.900 – Barra Funda – São Paulo-SP

GB