Agricultura: Secretaria lança cadastro único programas de alimentação

De acordo com Duarte Nogueira o cadastro é um avanço

qua, 07/05/2003 - 16h01 | Do Portal do Governo

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, lançou nesta quarta-feira, dia 7, o Cadastro Único On Line para o Programa de Alimentação e Nutrição e também assinou a renovação de convênios do Projeto Vivaleite com 267 municípios.

Pelo novo sistema, todos os 645 municípios do Estado atendidos pelo Projeto Vivaleite farão o cadastro das famílias beneficiadas on line, por meio do site da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios- www.codeagro.sp.gov.br).

Antes, cada prefeitura no Interior do Estado era responsável pelo cadastro e pela substituição, inclusão ou exclusão de beneficiados. Com a implantação do novo sistema, a secretaria terá total controle sobre a administração do projeto.

O Vivaleite atende cerca de 722 mil famílias e distribui 15 litros mensais de leite enriquecido com vitaminas A, D, ferro e 3% de gordura para a alimentação de crianças de 6 meses a 6 anos de idade, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e idosos portadores de doenças crônicas.

Para este ano, a previsão é que sejam distribuídos 130 milhões de litros do produto. O cadastro único on line também irá abranger o programa Alimenta São Paulo, que distribui cestas básicas a 80 mil famílias. Juntos, o Vivaleite e o Alimenta São Paulo atendem cerca de 802 mil famílias.

De acordo com o secretário, o cadastro único é um avanço, já que programas de amplitude nacional, como o Fome Zero, esbarram na dificuldade de se montar uma lista única de beneficiados. ‘Às vezes uma família pode estar cadastrada em mais de um município. O cadastro único vai permitir um controle rígido sobre os cadastrados, eliminando os casos de duplicidade. Com isso, outras famílias podem ser atendidas’, disse o secretário.

Para o cadastro on line, todas as prefeituras receberam cartilhas explicando as regras e as formas para o cadastramento.

Da Secretaria da Agricultura
C.A