Agricultura: Secretaria firma parceria para desenvolvimento da cultura de seringueira

Protocolo será assinado hoje na VI Feira de Agronegócios Coopercitrus, em Bebedouro

ter, 02/08/2005 - 10h52 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira e o diretor-presidente da Coopercitrus (Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo), Leopoldo Pinto Uchoa, assinam nesta terça-feira, dia 2, durante a abertura oficial da VI Feira de Agronegócios Coopercitrus – FEACOOP 2005, um protocolo de intenções que prevê a implantação de 1 milhão de pés de seringueira. O objetivo, de acordo com a cooperativa, é fomentar a heveicultura entre os cooperados, principalmente na região Norte do Estado de São Paulo, considerada o maior pólo heveícola paulista.

Para o secretário Duarte Nogueira, esta parceria tende a funcionar como um gerador de conhecimento e renda para cooperados e servirá como modelo para os pequenos produtores da região. “Por meio deste trabalho conjunto iremos oferecer as mudas, geradas pela Estação Experimental de Citricultura, o financiamento para a construção dos viveiros e implantação dos pés de seringueira, através da Credicitrus (cooperativa de crédito ligada a coopercitrus) além do conhecimento técnico-científico gerado pelos pesquisadores do nosso Polo Regional da Alta Mogiana”, explica o secretário, salientando que a unidade ganhou novo fôlego com a contratação de sete novos pesquisadores, desenvolvendo pesquisas nas áreas vegetal e animal.

Ao todo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento contratou 382 novos profissionais que atuarão nos seis institutos de pesquisa e nos 15 pólos regionais. “É a maior contratação já realizada pelo Governo do Estado para a pesquisa agropecuária. Nossa expectativa é que os novos quadros aumentem em 30% o número de projetos de desenvolvimento de novas variedades, novas técnicas e práticas de manejo e eficiência no combate à doenças e pragas”, afirma o secretário.

A FEACOOP

A VI Feira de Agronegócios Coopercitrus, que vai de 2 a 5 de agosto na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, contará com mais de 170 expositores entre empresas fornecedoras de máquinas e implementos agrícolas, defensivos, sementes e produtos veterinários. A expectativa é que o volume de negócios ultrapasse os R$ 210 milhões do ano passado.

Além da exposição, a FEACOOP terá também dinâmicas de campo todos os dias nos módulos de preparo de solo e plantio. Durante a abertura, o secretário Duarte Nogueira deve destacar o papel da Coopercitrus e das cooperativas para impulsionar o agronegócio paulista. “Temos hoje cerca de 5 milhões de cooperados no país e precisamos ampliar este número. A Coopercitrus é um belo exemplo e vitrine de como o cooperativismo é inovador e propulsor de novas tecnologias”, afirma o secretário.

Data: Terça-feira, 2 de agosto de 2005
Horário: 16 horas
Local: Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP 310) – Bebedouro/SP

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Comunicação

(RK)