Agricultura: Secretaria entrega máquinas de plantio na região de Lins

Evento foi realizado no último sábado, dia 11

seg, 13/09/2004 - 14h02 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, entregou neste sábado, dia 11, nove máquinas de plantio direto a produtores rurais das regiões de Lins, Catanduva e Marília. O evento, que foi realizado no município de Cafelândia, integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, dentro do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, que hoje beneficia mais de 50 mil famílias de produtores rurais.

Segundo o secretário, a entrega dos equipamentos, bem como os demais projetos e programas da Secretaria objetivam auxiliar o agricultor familiar no aperfeiçoamento das técnicas de produção. “Nosso trabalho é oferecer os meios que propiciem o desenvolvimento sustentável do pequeno produtor, além de crédito, estrutura e tecnologia para a ampliação da sua produção”, afirmou.
As máquinas beneficiam os municípios de Balbinos, Cafelândia, Guaiçara, Lins, Piraju, Pongaí, Uru, Novo Horizonte e Quintana, no incremento da atividade agrícola regional e na ampliação das práticas de cultivo.

No ano de 2004, serão entregues 66 máquinas de plantio direto em todo o Estado. Isto representa um investimento no valor de R$ 1,478 milhão realizado dentro do programa Estadual de Microbacias, projeto que reúne recursos do Governo do Estado de São Paulo e do Banco Mundial.

O Programa de Microbacias Hidrográficas iniciado em 2000, é destinado aos pequenos produtores e já abrange 711 microbacias, numa área total de 2.255,767 hectares, em 471 municípios do Estado de São Paulo. “O objetivo do programa é aumentar a produtividade do agricultor na linha do desenvolvimento sustentável conciliando a recuperação de matas ciliares e controle de erosão por meio da orientação e organização dos agricultores e também disponibilizando recursos e equipamentos”, lembrou o secretário.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.