Agricultura: Secretaria é signatária de Declaração Internacional de Produção Mais Limpa

Solenidade será realizada nesta quarta-feira, dia 14, na sede da Fiesp, na Capital

ter, 13/09/2005 - 18h23 | Do Portal do Governo

Também assinam o documento os secretários de Estado de Agricultura, Duarte Nogueira, de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles, e de Meio Ambiente, José Goldemberg

Representantes do Governo Estadual de entidades empresariais e do setor industrial paulista reúnem-se nesta quarta-feira (14/09), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a partir das 11 horas, para a solenidade de assinatura da Declaração Internacional de Produção Mais Limpa do PNUMA (Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Por meio da declaração representantes de instituições, do setor produtivo e de órgãos de Governo reconhecem que as práticas sustentáveis são de responsabilidade coletiva e comprometem-se a incentivá-las.

Criada em 1998, na Coréia do Sul, a Declaração já conta com 1.700 signatários, entre países, empresas e academias e, a partir deste dia 14 contará também com as assinaturas dos Secretários de Estado de Agricultura, Duarte Nogueira , de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles e de Meio Ambiente, José Goldemberg, que representa o Governador Geraldo Alckmin durante a realização da III Conferência de Produção Mais Limpa.

Aberta na última segunda-feira (12/09) a Conferência discutirá, até o seu encerramento no dia 14, os aspectos fundamentais para a incorporação de processos produtivos mais limpos. De acordo com a FIESP, questões de conscientização, formulação de políticas públicas, ofertas de crédito e inovação tecnológica serão amplamente debatidas. A Conferência também mostrará a evolução histórica desse conceito no Brasil. Segundo o PNUMA, a Produção Mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental integrada e preventiva voltada a processos, produtos e serviços, com a finalidade de aumentar a eficiência e reduzir os riscos aos seres humanos e ao meio ambiente.

Para o secretário Duarte Nogueira, a adesão às propostas da Declaração Internacional de Produção Mais Limpa implica em um envolvimento ainda maior do governo paulista . “São Paulo tem trabalhado com afinco não só no desenvolvimento de tecnologias e sistemas limpos, como no incentivo na produção agropecuária preocupada com o meio ambiente”. O secretário salienta que São Paulo é o primeiro estado da Federação com uma lei que prevê a eliminação gradativa da queima da palha da cana, o primeiro a ter uma Câmara Setorial Especial de Biocombustíveis, a qual reúne todos os elos das cadeias produtivas envolvidas na produção de formas alternativas de energia limpa e renovável.

A Secretaria de Agricultura também tem preocupação com o melhor aproveitamento do solo, controle de erosão e proteção aos mananciais com menor uso de defensivos agrícolas dentre os seus programas de incentivo a produção. Destaque para o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, uma parceria do Governo do Estado com o Banco Mundial, voltado ao pequeno produtor. Presente em mais de 470 municípios, o programa vai na linha do desenvolvimento sustentável com práticas conservacionistas dentro do incentivo à formação de associações. São mais de 55 mil produtores participantes e que já receberam subvenções econômicas do programa.

Data: Quarta-feira, 14 de setembro de 2005
Horário: 11 horas
Local: Sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Av. Paulista, 1313 – São Paulo/SP

Da Secretaria da Agricultura e Abastecimento