Agricultura: Secretaria e setor citrícola discutem nova doença nos laranjais paulistas

Reunião será nesta terça-feira, dia 20, na Capital

seg, 19/07/2004 - 17h13 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 20, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, o corpo técnico da secretaria nas áreas de pesquisa em citros e defesa sanitária vegetal e representantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Abecitrus ( Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos), do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), da Associtrus ( Associação Brasileira dos Citricultores), da FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), e da Sociedade Rural Brasileira discutirão a nova doença que tem atacado os pomares de São Paulo.

No dia 14 de julho último, técnicos do Centro Apta Citrus, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, especializado em citricultura, depois de analisar amostras vindas de plantas da região de Araraquara (municípios de Casa Branca, Luiz Antonio, Araraquara, Itirapina, Rincão e Matão que já apresentam pomares com os sintomas), chegaram a conclusão que se trata de greening.

Nas amostras analisadas, apontou-se para o greening asiático (Candidatus Liberibacter asiaticum), causada por uma bactéria que habita o sistema vascular da planta (neste caso o floema – artérias responsáveis por carregar os nutrientes).

Também existe o greening africano. O vetor da doença é um psilideo da espécie Diaphorina citri (inseto que suga o floema da planta onde fica a bactéria). Este vetor é endêmico no Estado de São Paulo desde a década de 60. A doença é considerada uma praga quarentenária A1, isto é, inexistente no Brasil.

Para avaliar o tamanho da doença e sua evolução, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, afirma que é preciso um trabalho conjunto entre setor produtivo, governo do Estado e federal.

“O objetivo desta reunião é discutir a melhor forma de combatermos mais este desafio na citricultura, apresentarmos estratégias para amplificarmos a comunicação sobre o assunto”, afirma o secretário, lembrando outras doenças já combatidas como o cancro, o amarelinho e a morte súbita.

Data: Terça-feira, dia 20
Horário: 15 horas
Local: Gabinete do Secretário – Av. Miguel Estéfano, 3900 – Água Funda – São Paulo

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura
C.A.