Agricultura: Secretaria e Sebrae lançam a quarta fase do Sistema Agroindustrial Integrado

Evento será realizado hoje, às 17 horas

sex, 17/12/2004 - 14h34 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e o diretor- superintendente do Sebrae-São Paulo, José Luiz Ricca, assinam nesta sexta-feira, às 17h, em Ribeirão Preto, a renovação do convênio para o desenvolvimento da quarta fase do SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) na região.

O valor total do convênio é de cerca de R$ 819 mil. O objetivo do programa é transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural, melhorando as condições de vida no campo, aumentando a renda familiar e gerando empregos. Para isso, o produtor rural recebe assessoria gerencial, tecnológica e administrativa em todos os elos da cadeia produtiva, ou seja, desde a compra de insumos e o plantio até a comercialização do produto.

A assessoria é feita por técnicos terceirizados pelo Sebrae e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ligada à secretaria. Na região de Ribeirão Preto, o SAI foi lançado em abril de 2000, atendendo inicialmente a 19 municípios da região. Nessa quarta fase, o SAI ampliará sua cobertura a 27 cidades: Altinópolis, Barrinha, Brodosqui, Cajuru, Cravinhos, Cássia dos Coqueiros, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antonio, Monte Alto, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales de Oliveira, São Simão, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antonio da Alegria, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Vista Alegre do Alto

De acordo com o Sebrae-SP, a expectativa para esta nova fase do SAI-Ribeirão Preto é de, em 12 meses, ampliar o número de atendimentos e estimular o fortalecimento das cadeias de produção da região. A meta, segundo o Sebrae, é alcançar, nesta nova etapa, 8.400 produtores e empresários rurais da região.

Na etapa anterior foram realizados 19 palestras, 13 cursos, 06 programas de capacitação rural, mais de 5.600 atendimentos, além da formação de três associações de produtores e da instalação de uma agroindústria, a Laticínios Duly, no município de Santa Rosa do Viterbo.

Para o secretário Duarte Nogueira, o programa estimula a agregação de valores aos produtos, a geração de emprego e renda. “Esta nossa parceria com o Sebrae fortalece o trabalho de orientação desenvolvido em cada região por nossos Escritórios de Desenvolvimento Rural, alcançando principalmente ao agricultor familiar, oferecendo a ele um conjunto de informações importantes para o seu crescimento”, disse o secretário.

Local: Restaurante Buffet Tempero Brasileiro
Horário: 17 horas
Endereço: Rua São Sebastião, 703 – Centro – Ribeirão Preto/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.