Agricultura: Secretaria e Sebrae assinam convênios para regiões de Sorocaba e Itapetininga

Atos acontecem nesta quinta-feira, dia 22

qui, 22/09/2005 - 12h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Sebrae-SP assinam nesta quinta-feira, dia 22, convênios do programa SAI – Sistema Agroindustrial Integrado, que tem por objetivo transformar pequenos agricultores em empreendedores rurais. A parceria repassa cerca de R$ 913 mil para assistência técnica, treinamentos, apoio tecnológico aos agricultores destas regiões. Os atos acontecem em Itapetininga a partir das 10 horas e pela tarde (15h) em Sorocaba. Estarão presentes o secretário de agricultura e abastecimento, Duarte Nogueira, o superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, o presidente da Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), Fábio Meirelles.

Os convênios possibilitam o desenvolvimento da 2ª fase do programa nestas regiões, ao todo já foram mais de 5 mil produtores atendidos pelos agentes e assistentes técnicos da Secretaria e do Sebrae, num trabalho com uma entidade gestora do setor produtivo. Em Itapetininga e Sorocaba, os sindicatos Rurais dos municípios colaboram para a execução do programa.

Em Itapetininga, os municípios que fazem parte são: Alambari, Angatuba, Cesário Lange, Guareí, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Sarapuí e Tatuí. Em Sorocaba, são: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Cerquilho, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Tietê e Votorantim. Entre as cadeias produtivas atendidas e que estão incluídas na nova fase do SAI nestas regiões estão caqui, uva, mel, alface, gengibre, morango, caprinocultura de leite, ovinocultura, alho e hortaliças em geral.

Para o secretário Duarte Nogueira, esta parceria rende bons frutos a toda a cadeia produtiva. “O número de agricultores participantes do programa mostra o interesse destes em agregarem valor a sua produção. A nossa função é oferecer os instrumentos necessários para que eles possam se desenvolver”, afirma. O Programa SAI está presente em mais de 500 municípios.

Serviço:

Lançamento SAI Itapetininga

Data: 22 de setembro
Horário: 10h
Local: Recinto de Exposições Acácio de MoraesTerra
Endereço: Av. João Olímpio de Oliveira, nº 10 – Itapetininga – SP

Lançamento SAI Sorocaba

Data: 22 de setembro
Horário: 15h
Local: Anfiteatro do SESI
Endereço: Rua Gustavo Teixeira, s/n – Sorocaba – SP

Assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura

J.C.