Agricultura: Secretaria e Sebrae assinam convênio em Ribeirão Preto

Investimento de cerca de R$ 400 mil vai beneficiar pequeno produtor rural

qui, 28/08/2003 - 18h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Sebrae-São Paulo assinaram a renovação do convênio para o desenvolvimento do Sistema Agroindustrial Integrado (SAI) para a região de Ribeirão Preto.

No valor de cerca de R$ 400 mil, o acordo tem por objetivo transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural, melhorando as condições de vida no campo, aumentando a renda familiar e gerando empregos.

O produtor rural recebe assessoria gerencial, tecnológica e administrativa em todos os elos da cadeia produtiva, da compra de insumos ao plantio e comercialização do produto. A assessoria é feita por técnicos terceirizados pelo Sebrae e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Sistema atende a 19 municípios

O SAI foi lançado em abril de 2000 na regiãode Ribeirão Preto e atende a 19 municípios: Ribeirão Preto, Barrinha, Brodósqui, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guatapará, Jardinópolis, Luís Antônio, Pontal, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo e São Simão.

Em quatro anos, registrou a instalação de quatro agroindústrias: Alho Fácil (Sertãozinho), Pré-processamento de mandioca orgânica e Laticínio São Geraldo (Serra Azul) e Entreposto Buona Carne (Ribeirão Preto) – e a reativação do Laticínio Santana (Santa Cruz da Esperança).

De maio de 2001 a maio deste ano, os técnicos do SAI prestaram atendimento a 18,8 mil produtores rurais e empresas, organizaram 120 cursos, 177 caravanas e missões para feiras, seminários e rodadas de negócios.

Da Agência Imprensa Oficial/L.S.