Agricultura: Secretaria e Seabre assinam hoje convênio em Ribeirão Preto

Valor do convênio é de R$ 400 mil com o objetivo de transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural

sex, 22/08/2003 - 10h14 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e o diretor- superintendente do Sebrae-São Paulo, José Luiz Ricca, assinam nesta sexta-feira, dia 22, às 17h, em Ribeirão Preto, a renovação do convênio para o desenvolvimento do SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) na Região.

O valor total do convênio é de cerca de R$ 400 mil. O objetivo do programa é transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural, melhorando as condições de vida no campo, aumentando a renda familiar e gerando empregos.

Para isso, o produtor rural recebe assessoria gerencial, tecnológica e administrativa em todos os elos da cadeia produtiva, ou seja, desde a compra de insumos e o plantio até a comercialização do produto.

A assessoria é feita por técnicos terceirizados pelo Sebrae e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ligada à secretaria. Na região de Ribeirão Preto, o SAI foi lançado em abril de 2000 e atende, nesse módulo, 19 municípios: Ribeirão Preto, Pontal, Brodósqui, Santa Rosa de Viterbo, Luis Antonio, Santa Rita do Passa Quatro, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guatapará, Jardinópolis, Pradópolis, Serra Azul, Sertãozinho, Santa Cruz da Esperança, Serrana, Barrinha e São Simão.

Nesses quatro anos, o programa alcançou resultados importantes. Foram instaladas quatro agroindústrias: Alho Fácil (Sertãozinho), Pré-processamento de mandioca orgânica e Laticínio São Geraldo (Serra Azul) e Entreposto Buona Carne (Ribeirão Preto), além da reativação do laticínio Santana (Santa Cruz da Esperança).

De maio de 2001 a maio deste ano, os técnicos do SAI prestaram atendimento a 18.728 produtores rurais e empresas, organizaram 120 cursos, 177 caravanas e missões para feiras, seminários e rodadas de negócios.

Data: sexta-feira, dia 22
Local: Salão Nobre da Aeaarp (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto) – Rua João Penteado, 2237 – Ribeirão Preto
Horário: 17 horas

Secretaria da Agricultura