Agricultura: Secretaria detecta causa de novas doenças nos laranjais paulistas

Doença é causada por bactérias do grupo Candidatus Liberibacter

qua, 14/07/2004 - 19h06 | Do Portal do Governo

Na semana passada, técnicos do Centro Apta Citrus, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, especializado em citricultura, alertado por produtores de laranja da região central do Estado, coletou amostras de árvores com uma anomalia caracterizada pelo amarelecimento das folhas e em alguns casos da árvore inteira. Após uma semana, chegou-se a conclusão que se trata de “greening”, uma doença causada por bactérias do grupo Candidatus Liberibacter, que habitam o sistema vascular da planta (neste caso o floema – artérias responsáveis por carregar os nutrientes). O vetor da doença é um psilideo da espécie Diaphorina citri (inseto que suga o floema da planta onde fica a bactéria). Este vetor é endêmico no Estado de São Paulo desde a década de 60.

Segundo o diretor do Centro de Citricultura, professor Marcos Machado, pelas análises laboratoriais trata-se de um greening asiático – o Candidatus Liberibacter asiaticum. Segundo ele, existe outro tipo encontrado na África – o Candidatus Liberibacter africanum. Nos dois casos, a doença é considerada uma praga quarentenária A1, isto é, inexistente no Brasil. “É uma doença da copa, assim como a CVC, e que portanto ataca todos os tipos de árvores”, afirma.

Para avaliar o tamanho da doença e sua evolução, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, determinou que a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, junto com o setor produtivo e o Fundecitrus, inicie um levantamento das áreas afetadas, já que as primeiras árvores apareceram nos municípios de Casa Branca, Luiz Antonio, Araraquara, Itirapina, Rincão e Matão. “Temos que determinar onde ela está para depois calcularmos o prejuízo e as medidas a serem tomadas”, afirma o secretário. A doença afeta o crescimento do fruto, apresenta deformação comprometendo a columela (porção central branca do fruto) e cai com facilidade afetando a produção. “É uma ocorrência nova nos nossos laranjais, mas estamos certos de que a exemplo de outras doenças seremos capazes de superar, em trabalho conjunto do setor produtivo e do Governo do Estado”, disse Nogueira.