Agricultura: Secretaria demonstra produtos e serviços para população paulistana

Objetivo é a divulgação de produtos agrícolas da época

qua, 02/06/2004 - 19h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Centro Histórico e Pedagógico da Agricultura Paulista realizam no período de 10 a 13 de junho, o Festival de Inverno no Parque Fernando Costa – Água Branca – SP. O objetivo é a divulgação de produtos agrícolas da época, além de promover a comemoração da mudança de estações do ano e o resgate das tradições folclóricas.

A idéia, segundo os organizadores, é promover esse tipo de evento em todas as estações do ano, mostrando a importância da agricultura, através de produtos como frutas, flores, variedades, vestuário e acessórios, na vida da população em geral. Isso tudo será mostrado, aproveitando as tradicionais festas juninas, para promover um festival cultural, com arte, dança e música, enfatizando a cultura caipira presente no Estado, além de divulgar os produtos agrícolas da época e as tecnologias de produção utilizadas.

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está presente em todos os municípios paulistas e tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável e faz isso, através do repasse das tecnologias disponíveis para o desenvolvimento e aprimoramento da agricultura, sem esquecer o lado social da população rural e a preservação ambiental. Na oportunidade estará demonstrando uma parte de seus produtos e serviços oferecidos ao agricultor que, através de sua produção, participa da vida da população com alimentação, vestuário e muitas outras coisas, que a maioria das pessoas nem se dá conta.

Dentre esses produtos, a CATI vai disponibilizar cerca de seis mil mudas de espécies florestais nativas, frutíferas silvestres e comerciais, recomposição de mata ciliar, além de uma grande variedade de espécies para arborização urbana e jardins. Esse departamento da CATI produz cerca de 270 espécies diferentes, buscando sempre a produção de mudas com garantia de qualidade genética, fisiológica e sanitária.

Outro serviço demonstrado é o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, que busca a melhoria da qualidade de vida do produtor rural, através de ações participativas com a comunidade. Até agora esse programa está em 461 municípios e tem como resultados a cessão de uso de 496 equipamentos e implementos agrícolas para propiciar o aumento da produtividade e da renda das famílias rurais, equipamentos de plantio direto para 21 associações, doação de 1,5 milhão de mudas de essências florestais nativas para reflorestamento, 55 mil crianças envolvidas com o projeto de educação ambiental “Aprendendo com a Natureza”, subvenção de 128 abastecedouros comunitários, levando água em quantidade e de qualidade, 212 associações de produtores formadas, 500 agentes ambientais capacitados, 26 unidades de adaptação e recuperação de pastagens degradadas, mais de 200 agricultores beneficiados com o projeto de viabilidade da pecuária leiteira na pequena propriedade, entre outros.

Além disso, os visitantes poderão ver projetos de agroindústrias artesanais, que visam agregar valor à produção, através da manipulação de frutas, legumes, carne suína, leite, panificação, etc. Diversas publicações sobre o tema poderão ser adquiridas no local.

Programação

Os visitantes, além da exposição de serviços da Secretaria de Agricultura, poderão ver grupos de catira e congada, sanfoneiros e violeiros, festa junina, flores, festival de quadrilhas da melhor idade, alameda das adegas, praça de alimentação com produtos da época, artesanato, assessorios e variedades e exposições diversas, tudo programado para a ocasião.

O Parque da Água Branca já conta com algumas atrações fixas: vitrais de Antonio Gomide, área para piquenique, relógio do sol, agricultura orgânica, casa do caboclo, parques infantis, espaço zootécnico, observatório de pássaros, aquário, museu geológico e muitas outras atividades.

Parque da Água Branca

Mais conhecido por esse nome, o Parque Fernando Costa pertence à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Foi criado em 02 de junho de 1929, pelo então Secretário da Agricultura, Dr. Fernando Costa, para ser um recinto de exposições e provas zootécnicas, onde funcionou a indústria de produção animal.

Tem uma área de 137 mil metros quadrados aproximadamente, sendo 79 mil metros quadrados de área verde, sendo três mil espécies arbóreas nativas da mata atlântica, cerrado e exóticas. Hoje, o Parque é considerado patrimônio do Estado e é visitado diariamente por cerca de quatro mil pessoas, chegando nos finais de semana a mais de 40 mil.

Serviço

Evento: Festival de Inverno – apresentando as tradições folclóricas do Estado de São Paulo
Data: 10 a 13 de junho de 2004
Horário: 9:00 horas
Realização: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Apoio: SENAR, FAESP, SIMCOMFLORES e Faculdade Cantareira