Agricultura: Secretaria assina parceria com produtores de uva de Ferraz Vasconcelos

Objetivo é dar apoio técnico e revitalizar a viticultura na região

ter, 25/02/2003 - 16h21 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participou nesta segunda-feira, dia 24, da assinatura do protocolo de intenções para cooperação técnica entre a secretaria e os produtores de uva da região de Ferraz de Vasconcelos e Alto Tietê.

O objetivo é dar apoio técnico e revitalizar a viticultura na região. ‘O Governo do Estado assume compromissos diários na direção de gerar mais empregos nos municípios por meio do incentivo às pequenas propriedades, e a fruticultura é, talvez, a atividade agrícola que crie mais postos de trabalho. Por isso, cooperações como esta vão se tornar regra em todo o Estado’, afirma Nogueira.

Ferraz de Vasconcelos e o Alto Tietê já foram responsáveis pela introdução da uva itália no país e possui grande tradição no cultivo. Durante as décadas de 40 e 50, os produtores chamavam os gigantes cachos de uva de ‘ouro verde’, tamanha a vitalidade do setor produtivo. Com a explosão demográfica desta região e ocupação imobiliária, as videiras se reduziram e hoje há apenas pequenas produções.

Em 2000, um grupo de viticultores fundou a Associação para o Desenvolvimento e Apoio aos Viticultores de Ferraz de Vasconcelos e Alto Tietê (Adav) com a intenção de criar dispositivos de ajuda aos produtores e resgate da história da introdução da uva itália no país.

A videira, existente no Bairro Cambiri e estudada pelo Instituto Agronômico, em Campinas (IAC), órgão da Secretaria, foi plantada na década de 50 na propriedade da família Kawamura. Ela mede 32 metros e produz 270 kg de uva fina francesa anuais, da chamada Alphonse Lavallée, de cor preta.

Como parte do Programa ‘Revelando São Paulo’, da Secretaria de Estado da Cultura, que promove o resgate da cultura e folclore paulista, representantes da mesma Secretaria vão apresentar, durante a cerimônia, a possibilidade da realização do projeto da Vindima 2004, festival de vinicultura englobando todas as regiões produtoras do estado no Parque da Água Branca, na capital paulista.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

C.A