Agricultura: Secretaria apresenta projetos da terceira idade durante I Congresso Estadual do Idoso

Quase 50 mil idosos são atendidos pelo Projeto Vilaleite

sex, 24/06/2005 - 13h53 | Do Portal do Governo

No I Congresso Estadual do Idoso, no Palácio das Convenções do Anhembi, na capital paulista, estão reunidos, dias 23 e 24, grupos da terceira idade de todo o Estado de São Paulo para discutirem temas como saúde, segurança pública e o idoso, lazer e turismo e qualidade de vida. No evento, organizado pelo Conselho Estadual do Idoso e pelo Instituto da Melhor Idade, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento mostra os seus principais programas sociais voltados aos idosos: Vivaleite, Restaurantes Bom Prato, cursos e treinamentos na área nutricional voltados à entidades assistenciais, entre outras ações do Governo do Estado também expostas no evento.

O Projeto Vivaleite beneficia 720 mil famílias de baixa renda com crianças de 6 meses a 6 anos de idade nos 645 municípios do estado de São Paulo, na capital paulista e região metropolitana atende dentro deste total a 41 mil idosos, através de distribuição junto a 768 entidades assistenciais cadastradas no Projeto. São 624 mil litros por mês de leite in natura, enriquecido com vitaminas A e D e ferro.

O Bom Prato, com comida de qualidade a R$ 1,00, registra que 11% dos seus usuários são idosos nos 18 restaurantes existentes (sendo 12 deles na capital, 3 na Grande São Paulo e 3 no interior). Os Restaurantes Bom Prato servem 27.500 refeições/dia, e desde a sua criação registram mais de 20 milhões de atendimentos.

Na área de segurança alimentar, as entidades cadastradas dentro do Projeto Vivaleite também participam de cursos, palestras, treinamentos e publicações de orientação nutricional, economia doméstica, aproveitamento integral dos alimentos e uso de partes não convencionais de vegetais e legumes realizados pelos técnicos da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), órgão da Secretaria, que cuida dos programas sociais.

Da Secretaria da Agricultura e Abastecimento