Agricultura: Secretaria apresenta ações na III Feira Estadual da Agricultura Familiar e do Trabalho

Evento será realizado em Agudos, entre os dias 12 e 14 de agosto

qui, 11/08/2005 - 12h41 | Do Portal do Governo

Maquete do Projeto Estadual de Microbacias Hidrográficas, apresentação de linhas de financiamento para o pequeno produtor, variedades de produtos agrícolas desenvolvidos especialmente para o agricultor familiar, demonstração de extração de óleo girassol.

Esta é uma pequena parcela da exposição que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo mostra na III Agrifam – Feira Estadual da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, entre os dias 12 e 14 de agosto, no município de Agudos. Além do estande com orientação ao produtor, na grade de palestras da feira, teremos participação do corpo técnico da secretaria, confira na programação da Feira.

Entre as atrações do estande da Secretaria, destaque para os financiamentos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), com 26 linhas de crédito com juros de 4% para o agricultor com renda bruta anual de até R$ 185 mil, portanto pequeno e médio produtor, o projeto estadual de subvenção ao prêmio do seguro rural para a safra agrícola 2005/2006, para o qual estão destinados R$ 29 milhões ao pagamento de subvenções de 50% do valor do prêmio pago pelo produtor para segurar a sua safra. Na área de pesquisa, teremos variedades frutíferas, mandioca, feijão e arroz, estes dois últimos com lançamentos recentes.

Outro foco importante do estande é o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, parceria do Governo do Estado com o Banco Mundial, presente em 471 municípios e beneficiando cerca de 58 mil pequenos produtores na linha do desenvolvimento sustentável com recuperação de matas ciliares, combate à erosão e aumento da produtividade. Na maquete exposta, o produtor pode conferir o antes e depois do programa. Ponto forte do programa é o incentivo a adoção do sistema de plantio direto na palha, associações de produtores, participantes do Programa recebem máquinas de plantio direto para uso coletivo. A secretaria também dá incentivo ao cooperativismo, instruções de uso e manejo de agrotóxicos, com ênfase para novas legislações.

Serviço

Data: 12 a 14 de agosto(sexta-feira a domingo)
Local: Instituto Técnico Educacional para Trabalhadores Rurais do Estado de São Paulo
Rodovia Marechal Rondon, km 322 – Agudos/SP

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura