Agricultura: Secretaria abre Semana do Café de Qualidade em Santos

Evento será realizado a partir desta terça-feira, dia 8

seg, 07/10/2002 - 19h27 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 8, a partir das 8h30, será lançada a campanha ‘Semana do Café de Qualidade’, no Museu do Café, em Santos. Devido a tradição que associa a cidade ao produto, Santos foi escolhida para o lançamento oficial de uma série de eventos que ocorrerão em diferentes regiões do Estado de São Paulo.

Santos abriga o maior porto de escoamento internacional de café do mundo e é responsável por pelo menos 70% das exportações totais do grão produzido no Brasil. Com cerca de 240 indústrias de torrefação de café, São Paulo responde por 40% da industrialização do produto no País, além de ser o principal centro consumidor da bebida. A venda de café torrado e moído movimenta anualmente em torno de US$ 350 milhões no Estado.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café do mundo, com uma produção anual de quase 45 milhões de sacas (60 quilos), ficando bem à frente do Vietnã, segundo lugar no ranking, com uma oferta de 14 milhões de sacas.

As exportações brasileiras de café brasileiro renderam ao País US$ 1,393 bilhão no ano passado. No entanto, esse valor poderia ser muito mais expressivo se o Brasil não fosse apenas um exportador da commodity café (em grão verde), produto de baixo valor agregado.

A ‘Semana do Café de Qualidade’ é um esforço conjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, do Sindicato Nacional das Indústrias de Café (Sindicafé), do SEBRAE e da Câmara Setorial do Café, com apoio da Associação dos Supermercados de São Paulo (APAS).

O café da manhã em Santos contará com a presença de autoridades, empresários do setor cafeeiro e representantes de entidades e institutos ligados ao café.

Data: Terça-feira, 8 de outubro de 2002
Horário: 8h30
Local: Museu do Café – Bolsa do Café
Endereço: R. XV de novembro, 95 – Centro – Santos – SP