Agricultura: São Paulo vai ganhar mais seis varejões até o final do ano

Protocolo assinado entre a Secretaria de Agricultura e a Coopervar amplia o sistema

qui, 28/08/2003 - 11h05 | Do Portal do Governo

São Paulo vai ganhar mais seis varejões até o final do ano. Com esse objetivo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento assinou protocolo de intenções com a Coopervar – Cooperativa de Permissionários dos Varejões do Estado de São Paulo. “Nosso propósito ao estabelecer essa parceria é aproximar os interesses do produtor e do consumidor, garantindo qualidade e bons preços”, explica Duarte Nogueira, secretário de Agricultura e Abastecimento.

“Estamos unindo forças com a Secretaria de Agricultura”, diz Horácio Kaoro Miyashiro, presidente da Coopervar, que acredita que a parceria possibilitará o crescimento do sistema de varejo.
Atualmente, os 46 varejões existentes atendem a cerca de 500 mil consumidores. O sistema envolve aproximadamente 4 mil pessoas, entre eles 200 produtores. Com a criação das seis novas unidades, 750 mil consumidores deverão ser atendidos.

O protocolo permitirá que a secretaria e a cooperativa estabeleçam mecanismos de intercâmbio e apoio técnico entre profissionais, empresários e especialistas para introduzir técnicas e ações que possibilitem o aumento da qualidade, produtividade e competitividade do setor. “Esse esforço permite reduzir as distâncias entre o produtor e o mercado, tanto interno quanto externo.”, complementou o secretário.

Décio Terra, diretor-técnico do Departamento de Abastecimento da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), ligada à secretaria, explica que os varejões permitem que o produtor possa escoar toda a produção. “O duro para o produtor é ter que levar a mercadoria de volta. No varejão, ele negocia em dinheiro, e assim pode comprar imediatamente novos insumos e voltar a produzir”, explica.

Água Funda: 300 toneladas de produtos aos domingos

A partir de 31 de agosto, o varejão da Água Funda, que funciona há mais de 20 anos nas instalações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, será reformulado. As instalações, inclusive as barracas, passarão por reforma e o varejão receberá um posto da Codeagro, com informações sobre dietas, receitas e orientações ao consumidor para realizar a melhor compra sem desperdícios.

Aproximadamente 30 mil pessoas visitam o varejão, onde pelo menos 300 toneladas de produtos são negociadas todos os domingos. Os comerciantes acreditam que a assinatura do protocolo de intenções com a Secretaria possa garantir melhorias na infra-estrutura do varejão, ampliando os banheiros, reestabelecendo a iluminação e melhorando o asfalto da área. A maioria dos comerciantes chega no varejão ainda no sábado para montar as barracas. Muitos levam suas famílias e as crianças acabam dormindo nos caminhões.

Cooperativa aproxima produtores

Há três anos, a Coopervar reuniu os produtores e comerciantes para melhorar as condições de trabalho, baratear custos e proporcionar melhores preços aos consumidores. Dos 160 comerciantes que têm permissão de uso para trabalhar no varejão, 110 são filiados à cooperativa, outros são produtores. Para eles, a principal vantagem é a maior capacidade de negociação e organização.

Três fiscais controlam os preços dos produtos colocados à venda no varejão. Os comerciantes são obrigados a respeitar a tabela, distribuída diariamente pelo Ceagesp. Para montar a tabela, o Ceagesp faz um levantamento do preço das mercadorias negociadas no atacado no dia anterior e acrescenta 20% sobre o valor.

Segundo explica Pedro Barrocal, a tabela é respeitada, porém “a maioria costuma vender os produtos até por preços mais baratos. Todo mundo vende abaixo para vender mais”, garante.

SERVIÇO

O varejão é realizado todos os domingos, das 5 às 13 horas, na Av. Miguel Stefano, 3.900 – Água Funda.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial