Agricultura: São Paulo transfere tecnologia a caprinocultores e ovinocultores argentinos

Evento será realizado de 6 a 9 de dezembro

sex, 02/12/2005 - 19h39 | Do Portal do Governo

Uma semana de intercâmbio tecnológico entre Brasil e Argentina nas áreas da caprinocultura e da ovinocultura pode gerar bons resultados no futuro.

É o que esperam os organizadores do evento que acontece de 6 a 9 de dezembro em 11 cidades do Estado de São Paulo. O objetivo da realização é justamente aproximar pesquisadores, produtores e profissionais ligados à ovinocaprinocultura paulista e argentina para fortalecer o segmento.

Participam do evento pesquisadores científicos dos Pólos Regionais de Desenvolvimento Tecnológico, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgãos da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, membros da Associação Paulista de Criadores de Caprinos (Capripaulo) e da Universidad Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ), de Buenos Aires.

A idéia de unir os dois países neste intercâmbio surgiu após a participação de um grupo de produtores argentinos em uma feira realizada este ano em São Paulo. Segundo a pesquisadora científica Luiza Maria C. Bezerra, do Pólo Regional do Vale do Paraíba, os pesquisadores da universidade argentina solicitaram ajuda para organizar um evento no qual pudesse se ampliar o contato e a troca de informações. “O interesse principal dos produtores argentinos é fazer negócios com os produtores brasileiros e importar matrizes, embriões e sêmen”, explicou Luiza.

Durante a semana de intercâmbio os participantes visitarão produtores, indústrias, e unidades de pesquisa dos Pólos Regionais nas cidades de Pindamonhangaba, Jacareí, Espírito Santo do Pinhal, Jaguariúna, Atibaia, São Carlos, Laranjal Paulista, Itapetininga, Tatuí, Porto Feliz e Itu. Nessas visitas os participantes poderão acompanhar palestras sobre a produção de caprinos e ovinos no Estado de São Paulo, as perspectivas para a exportação de matrizes, além de conhecer criadores de diferentes raças.

De acordo com os organizadores do evento, os resultados da semana serão divulgados em breve, acompanhados de uma cartilha que explicará aos produtores os procedimentos para a exportação de matrizes, embriões e sêmen, além de outras demandas do mercado exterior.

Assessoria de Comunicação da Apta
C.A.