Agricultura: São Paulo realiza o 1º dia de Campo de Cevada Cervejaria

Evento será em Manduri, região de Avaré

sex, 10/09/2004 - 11h16 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, participa nesta sexta-feira, dia 10, às 11h30, da primeira colheita de cevada da Fazenda Ataliba Leonel, a “Fazenda do Estado”, no município de Manduri, região de Avaré, durante o 1º Dia de Campo da Cevada Cervejeira, Aveia, Trigo e Triticale. Com esta colheita, os produtores paulistas terão acesso agora a sementes de qualidade da cevada cervejeira, além de conhecer inovações nas variedades das outras três culturas de inverno.

Organizado pelo DSMM – Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – o evento contará com visitas e palestras técnicas sobre manejo, novas tecnologias de produção e viabilidade econômica destas 4 culturas. Segundo os organizadores do Dia de Campo, a expectativa para o evento é a de reunir cerca de 400 pessoas, entre técnicos e pequenos agricultores interessados em diversificar sua produção.

O secretário Nogueira afirma que iniciativas como estas estimulam os agricultores a investir em culturas alternativas e aproveitar os novos nichos de produção e mercado. “O Brasil importa cerca de 80% da cevada consumida no país. Este percentual pode cair e muito com a utilização das novas tecnologias de produção, com o empenho do nosso corpo técnico e com o trabalho de nossos principais parceiros, os pequenos produtores rurais”, lembra o secretário.

Segundo os organizadores do evento, os números do consumo brasileiro de cerveja reforçam a importância e demonstram a viabilidade econômica da produção paulista de cevada. Dentre os vários tipos de cevada, a que se destina à agroindústria cervejeira é a mais cultivada no Brasil. Só no ano de 2003, a produção nacional de cerveja alcançou 8,22 bilhões de litros e o consumo (per capita) foi de 46,8 litros/ano. Deste total, só o Estado de São Paulo consumiu mais de 2,2 milhões de litros, cerca de 28% de toda a cerveja consumida no país,

Após o evento, o secretário segue para a região de Ourinhos, onde assina com o Sebrae (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Agroindústrias) termo de convênio para a implantação da segunda fase do SAI (Sistema Agroindustrial Integrado), programa que oferece aos produtores rurais, assessoria gerencial, tecnológica e administrativa, desde a compra de insumos e o plantio até a comercialização do produto.

A segunda fase do SAI-Ourinhos beneficiará cerca de 17 municípios e 10 diferentes cadeias produtivas da região. Após a cerimônia, Nogueira entrega 4 máquinas de plantio direto às Associações de Produtores Rurais dos municípios de Ourinhos, Taguaí, Espírito Santo do Turvo e Timburi. Os produtores destas Associações participam do Programa de Microbacias Hidrográficas, uma parceria com o Banco Mundial, para desenvolvimento de pequenos produtores dentro da linha de recuperação de matas ciliare, combate á erosão e aumento da produtividade das famílias. Os incentivos como repasse de máquinas e implementos, doação de mudas de espécie nativas e orientação técnica são algumas das ações realizadas dentro do Programa.

Agenda

11h30 – 1º Dia de Campo de Cevada Cervejeira, Aveia, Trigo e Triticale
Local – Fazenda Ataliba Leonel – (Fazenda do Estado)
Endereço – Rodovia SP, 287 – Km 50 (Pirajú-Manduri) SP

14h30 – Assinatura de Convênio para Implantação da 2ª fase do SAI-Ourinhos
Local – Associação Esportiva Cultural de Ourinhos – AECO
Endereço – Rua Maranhão, 425 – Vila Perino – Ourinhos/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura
V.C.