Agricultura: São Paulo realiza curso sobre programa de sanidade avícola

Será realizada até o dia 31 de outubro

ter, 28/10/2003 - 16h42 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza até o dia 31 de outubro, em São José do Rio Preto, com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a reciclagem de 40 médicos veterinários do serviço oficial de defesa agropecuária, sobre o sistema de produção, doenças das aves e legislação. Durante o curso pretende-se redigir a regulamentação da legislação estadual do Programa de Sanidade Avícola.

Além do curso, que será ministrado pelo médico veterinário Fernando Gomes Buchala, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola, os médicos veterinários serão treinados para a realização do inquérito soroepidemiológico visando a manutenção do reconhecimento do Estado de São Paulo como área livre da doença de Newcastle e Influenza Aviária. A colheita das amostras será iniciada em novembro.

Os plantéis industriais do Estado de São Paulo foram declarados pelo MAPA, como livre da doença de Newcastle por Instrução Normativa assinada em 1.º de setembro deste ano. Já a Influenza Aviária é considerada uma doença exótica e não existe no território brasileiro, mesmo assim, o inquérito soroepidemiológico se faz necessário para comprovar a continuidade desta situação.

Os Estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também são considerados livres da Newcastle. Esses nove
estados respondem por 100% das exportações de frango e por 80% da produção nacional. A Newcastle é uma doença de origem viral considerada a principal barreira às exportações de carnes de aves.

Data: 28 a 31 de outubro de 2003
Local.: Ipê Park Hotel, em São José do Rio Preto
Mais informações pelo telefone: (19) 9773-4973