Agricultura: São Paulo marca início da safra de café com a campanha Sabor da Colheita

Lançamento ocorrerá nesta terça-feira, dia 24, em jantar no Hotel Intercontinental

ter, 24/05/2005 - 14h38 | Do Portal do Governo

No Dia Nacional do Café – São Paulo marca o início da sua safra com a campanha de qualidade Sabor da Colheita. No lançamento, nesta terça-feira, dia 24, haverá um jantar com degustação de café no restaurante Tarsila, do Hotel Intercontinental São Paulo, na capital paulista. Além de experimentar um cardápio único, preparado pelo chef David Jobert, todo à base de café, das saladas à sobremesa, especialistas do setor farão uma degustação de cafés de vários tipos e regiões produtoras. A organização é da Câmara Setorial do Café, uma das 26 Câmaras Setoriais atuantes dentro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e do Sindicafé-SP.

A iniciativa faz parte de uma série de ações para garantir e melhorar a qualidade, assim como o aumento de seu consumo realizado pelas instituições em todo o estado de São Paulo. A 6ª edição da Campanha Sabor da Colheita do Café, que acontece todos os anos, com promoções de degustações em restaurantes e concurso de barista, objetiva incentivar a produção e o consumo da bebida. É o pontapé inicial da colheita da safra paulista do grão.

Além desta ação, a partir de agora técnicos da Secretaria e do setor produtivo saem a campo para oferecer ao produtor orientações desde a colheita, a secagem, armazenamento e venda do produto, com vistas a aumentar renda, agregando valor com garantia da qualidade. São realizados concursos regionais de qualidade, que culminam com o concurso estadual realizado no Museu do Café em Santos, no segundo semestre. Os vencedores do concurso tem o seu café comprado pelas principais indústrias de torrefação num leilão e que depois oferecem uma edição especial de café. O grão da mais alta qualidade chega ao consumidor em embalagens especiais numeradas como se fossem garrafas de vinho.

O estado de São Paulo, com cerca de 240 mil hectares de café, é um dos pioneiros na busca de cafés de qualidade. “O trabalho da Câmara Setorial do Café, que congrega todos os elos da cadeia produtiva, torna possível fecharmos o ciclo de produção e consumo de café, alcançando valor mais alto e mercados específicos para o café torrado e moído”, afirma o secretário Duarte Nogueira.

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)