Agricultura: São Paulo faz avaliação do setor leiteiro

O secretário da Agricultura anuncia a conclusão da tomografia do setor para novembro deste ano

ter, 21/06/2005 - 16h54 | Do Portal do Governo

A mobilização do setor produtivo leiteiro para obter um retrato da cadeia produtiva no estado de São Paulo vai culminar com a apresentação de sua tomografia em novembro deste ano.

O PENSA – Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial da Universidade de São Paulo, contratado para o trabalho, conclui esta primeira fase do levantamento. As outras duas fases compreendem elaboração de projetos estratégicos para o setor, seguido da execução dos mesmos sob a coordenação de comitês de implementação.

Durante encontro na manhã desta terça-feira, dia 21, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, componentes do setor também discutiram a implantação da Instrução Normativa 51 do Ministério de Agricultura que regula produção, identidade e qualidade do produto.

Para o secretário de agricultura, Duarte Nogueira, esta primeira fase do trabalho oferece instrumentos para implementação de projetos e medidas até por parte do poder público para aumentar a renda do setor como um todo. “O estado de São Paulo produz cerca de 2 bilhões de litros de leite por ano, mas precisamos saber como é produzido, onde e quais os impactos dos custos. De posse destes dados, poderemos partir para a segunda fase chamada de Planejamento Estratégico Leite São Paulo 2010 e principalmente implementar estes projetos estabelecidos”, afirma o secretário.

O presidente da Câmara Setorial de Leite e Derivados, uma das 25 Câmaras Setoriais que atuam dentro da Secretaria de Agricultura, Antônio Julião Bezerra Damásio, afirma que os desafios do setor leiteiro em busca de aumento de produção aliada à qualidade começa com a adequação da Instrução Normativa 51 e criação de selos de qualidade.

Durante a reunião também foi abordada as disputas fiscais entre estados na comercialização de leite UHT. “A alteração de 7% para 12% da alíquota do ICMS incidente sobre o leite longa vida no estado do Paraná prejudica São Paulo, por exemplo, onde continuamos com 7%”, explica Damásio. O setor irá enviar proposta ao secretário Duarte Nogueira para encaminhamento dentro da área fiscal do Governo.

O Estado de São Paulo é o 5º no ranking da produção nacional de leite, perdendo para os Estados de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria, o leite é o 8º produto no ranking do valor da produção agropecuária paulista.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura
C.A.