Agricultura: São Carlos realiza I Expopecus

Evento apresenta os avanços e as novas tecnologias da pecuária de leite, de corte e avicultura

qua, 24/11/2004 - 13h51 | Do Portal do Governo

Começou agora há pouco, no município de São Carlos, a 1ª Exposição de Pecuária, Avicultura, Pesquisa e Tecnologia – a Expopecus 2004. O evento, organizado pela prefeitura municipal, irá apresentar a produtores e pecuaristas as informações sobre os avanços e as novas tecnologias relacionadas às cadeias produtivas da pecuária de leite, de corte e avicultura. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, está representando o governador Geraldo Alckmin.

Segundo a organização do evento, a Expopecus 2004 contribuirá para a capacitação de pequenos produtores oferecendo palestras técnicas, demonstrações práticas dos novos produtos e equipamentos, além de explicações sobre financiamentos e negócios. De acordo com o secretário municipal de Agricultura de São Carlos, Sérgio Dutra, o modelo da exposição atuará como um ciclo. “O produtor irá obter informações sobre manejo e produção durante as palestras, conhecerá os novos equipamentos nos estandes e os verá em funcionamento durante as dinâmicas” afirma Dutra.

A secretaria estadual de Agricultura participará da Expopecus por meio de sua Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). O órgão, em estande conjunto com o Banco Nossa Caixa, irá apresentar aos visitantes as informações sobre programas como o Vivaleite, que distribui 15 litros de leite por mês a 720 mil famílias de todos os 645 municípios do Estado. Atualmente o projeto cerca de 8% da produção leiteira estadual.

Para o secretário Duarte Nogueira, a realização de eventos como a Expopecus são essenciais para evidenciar o potencial dos rebanhos paulistas e para aproximar os produtores dos novos rumos do agronegócio. “Se compararmos os dez primeiros meses deste ano com os de 2003, perceberemos que as exportações do agronegócio paulista cresceram cresceram quase 35% e isso é reflexo da competitividade e da profissionalização dos nossos produtores”, lembra o Secretário.

A 1ª Exposição de Pecuária, Avicultura, Pesquisa e Tecnologia de São Carlos acontece até sábado, dia 27, no Centro de Eventos São Carlos. A entrada é franca.

Serviço:

Expopecus 2004 – Exposição de Pecuária, Avicultura, pesquisa e Tecnologia de São Carlos .
Data: de 24 a 27 de novembro de 2004
Local: Centro de Eventos São Carlos
Endereço: Rua Coronel José Augusto de Oliveira, s/nº – Vila Isabel -São Carlos/SP

V.C.