Agricultura: Safra paulista de grãos 2002/03 registra maior desempenho em dez anos

Instituto de Economia Agrícola detectou crescimento de 11,25% em relação ao período anterior

ter, 13/01/2004 - 16h38 | Do Portal do Governo

A safra paulista de grãos 2002/03 foi a maior nos últimos dez anos, estima o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira. Ele toma como base os números do Instituto de Economia Agrícola que detectou colheita de 7,159 milhões de toneladas, crescimento de 11,25% em relação ao período anterior. A área destinada aos grãos teve aumento de 5,06%, passando de 2,063 milhões de hectares para 2,168 milhões de hectares.

No entanto, os preços agrícolas recebidos pelos produtores paulista tiveram crescimento pouco expressivo de 1,81% no acumulado de 2003, número divulgado na semana passada pelo IEA. O economista do instituto, Nelson Martin, informa que o Índice Geral de Preços recebido pelos agricultores (IPR) ficou abaixo da variação positiva de 8,71% do IGP-M e de 8,04% do IPC-Fipe (estimativa).

Martin explica que o resultado demonstra perda no poder de troca dos agricultores de quase 7 pontos percentuais em relação aos indicadores de inflação. Em 2002, o IPR fechou o ano com alta acumulada de 30,53%, mais de 5 pontos acima do indicador de inflação daquele ano, de 25,13% (IGP-M).

O economista ressalta que a alta inexpressiva de 2003 deveu-se ao forte crescimento da oferta de grãos, carnes e produtos olerícolas, reduzindo as cotações no mercado interno. Outras causas foram a valorização do real perante o dólar, que afetou os preços dos produtos de exportação, a queda do poder aquisitivo da população e a elevação nas taxas de desemprego, ocasionando redução na demanda interna por alimentos.

Aumento de produtividade

O secretário Duarte Nogueira ressalva que se os preços frustraram os agricultores, o mesmo não se pode dizer das áreas de produção e de exportação. “Produtores paulistas e brasileiros tiveram renda garantida em 2003, apesar do IPR abaixo da inflação, graças aos bons resultados do setor produtivo. Além da expansão da área plantada de grãos e maior produtividade, obtivemos destaque com o complexo soja (grão, óleo e farelo) e as carnes bovina e de frango.

Levantamento de técnicos do IEA indicou crescimento nominal no valor da produção agropecuária do Estado de 16,7% no ano passado, para R$ 24,55 bilhões. Deflacionando os preços pelo IPCA médio de 2003, o aumento foi de 1,6%. Os destaques do ano que acabou, cita Nogueira, ficaram com carne bovina, laranja e milho.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)