Agricultura: Safra de cana-de-açúcar é aberta em São Paulo

Abertura foi realizada na usina Cevasa em Patrocínio Paulista com a presença do secretário Duarte Nogueira

ter, 01/04/2003 - 15h43 | Do Portal do Governo

A usina Cevasa (Central Energética Vale do Sapucaí) abriu oficialmente na terça-feira, dia 31, a safra da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo.

A usina está localizada em Patrocínio Paulista, região de Franca, a primeira a iniciar a moagem da matéria-prima em São Paulo. O evento contou com a visita do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Duarte Nogueira.

Pelo acordo firmado no início do ano, o setor se comprometeu a produzir em abril, ou seja, um mês antes do período em que tradicionalmente a safra é iniciada, 600 milhões de litros de álcool. Dessa meta, São Paulo terá de produzir 400 milhões de litros.

O secretário salientou que o governo estadual vem sendo parceiro do setor desde 1999, quando o governador Mário Covas articulou a assinatura do pacto pelo emprego por representantes de todos os elos da cadeia produtiva. Segundo o secretário, ‘o início da moagem é um sinal de que o setor sucroalcooleiro irá cumprir o acordo firmado com o governo federal para garantir o abastecimento do mercado’.

A Cevasa, uma destilaria autônoma, vai moer 1 milhão de toneladas de cana própria e produzir 90 milhões de litros de álcool, com um aumento de 5% na produção em relação à do ano passado.

Da Secretaria da Agricultura
C.A