Agricultura: Reunião discute elaboração de norma técnica para o café verde

Encontro é nesta terça-feira, às 14 horas, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

ter, 25/02/2003 - 10h35 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento


Representantes de toda a cadeia de produção do café no estado de São Paulo se reúnem, nesta terça-feira, dia 25, às 14 horas, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), para discutir a elaboração da Norma Técnica do café verde, o próximo produto agroindustrial a ter um selo de qualidade. O estado foi o primeiro no País a implantar o Selo de Qualidade para o Café Torrado e Moído, dentro do programa Selo “Produto de São Paulo”, sob responsabilidade da Codeagro (Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios), órgão ligado à Secretaria.

Esse programa é voltado especialmente para produtos que possuam qualidade superior, por meio do controle de todo o processo produtivo. “O objetivo do programa Selo Produto de São Paulo é atender melhor o consumidor, aumentar a competitividade do agronegócio paulista no mercado interno e externo e, sobretudo, agregar valor aos nossos produtos agrícolas”, explica o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira. Apesar de São Paulo ocupar hoje o terceiro lugar no ranking brasileiro de produção do café, atrás de Minas Gerais e Espírito Santo, o estado industrializa 40% da oferta nacional e políticas inovadoras como o Selo de Qualidade proporcionam ao produto mais competitividade internacional.

Segundo Duarte Nogueira, o programa dá mais um importante passo, que é certificar a qualidade do café em grão, largamente exportado por São Paulo, através do Porto de Santos, e responsável por mais de 50% dos embarques brasileiros. Participam da reunião de hoje técnicos da SAA, produtores, cooperativas, exportadores, corretores, associações, entre outros representantes da cadeia do café. O programa desenvolvido pela Codeagro ainda prevê a certificação de outros produtos agroindustriais, como frango, batata e leite.

Até o momento, quatro empresas paulistas de torrefação foram certificadas pela Fundação Vanzolini e receberam autorização para estampar nas embalagens de seus produtos os Selos de Cafés dos tipos “Gourmet” ou “Superior”, entre elas a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal, a Coopinhal, sediada no município de Espírito Santo do Pinhal. “A Cooperativa possui uma torrefadora própria e seu produto, vendido com a marca Gran Reserva, já recebeu o Selo Café Gourmet”, afirma o secretário.

No último dia 21, sexta-feira, foi comemorado no Teatro Municipal, no centro de São Paulo, os 275 anos de existência do café no Brasil. O secretário Duarte Nogueira representou o governador Geraldo Alckmin no evento, organizado pelo Conselho dos Exportadores de Café Verde do Brasil (Cecafé) e que ainda contou com a presença de Roberto Rodrigues, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outras autoridades, além de exportadores, produtores, representantes da indústria e lideranças do setor.

Data: Terça-feira, 25 de fevereiro de 2003
Horário: 14 horas
Local: Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Av. Miguel Stefano, 3.900 – Barra Funda – São Paulo (SP)

(RK)