Agricultura: Reunião de fitossanidade discute doenças do milho e soja

Evento será em Aguaí, nos dias 20 e 21 de julho

qua, 20/07/2005 - 8h57 | Do Portal do Governo

Acontece nos dias 20 e 21 de julho, no município de Aguaí, região de São João da Boa Vista, a XI Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pelas pesquisas na área de sanidade animal e vegetal. A abertura ocorre nesta quarta-feira, dia 20, às 15h30, com a presença do Secretário da Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, autoridades da região, produtores e pesquisadores. Na oportunidade, o Secretário descerra placa de inauguração da Feira do Produtor Antônio Duarte Nogueira, homenagem do município ao seu falecido pai, defensor do setor produtivo.

A Reunião começou em 1998 no município de Miguelópolis, região norte do estado, atendendo a solicitação de agricultores para discutir os problemas de mosca-branca da soja e se tornou evento itinerante, reunindo especialistas em todo o estado, conforme demanda do setor produtivo. A região de Aguaí, terceira maior produtora de milho no Estado, solicitou apresentações de pesquisadores principalmente no manejo da lagarta-do-cartucho em cultivos de milho no sistema de plantio direto da palha. Outro tema é o combate da ferrugem asiática da soja e palestras sobre o mercado de grãos por especialistas do Instituto de Economia Agrícola, órgão também da Secretaria.

No evento, o secretário destaca a importância dos investimentos em pesquisa para que São Paulo continue na frente na geração de tecnologia e conhecimento. “A secretaria acaba de contratar 382 pesquisadores científicos, a maior admissão já realizada para atuar nos 6 institutos de pesquisa e dos 15 pólos regionais”, afirma Nogueira. No atendimento aos produtores da região, a secretaria dispõe do Pólo Regional do Nordeste Paulista, com sede em Mocóca, que recebe 5 novos pesquisadores.

Abertura da Reunião Itinerante de Fitossanidade do I.B.
Data: Quarta-feira, 20 de julho
Horário: 15h30
Local: Escola Municipal Aleida Rangel e Esmeralda Biazzo – Parque Interlagos – Centro – Aguaí/SP

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa