Agricultura: Quatro novas variedades de cana chegam ao mercado

Lançamento será na próxima terça-feira, dia 13, na região de Ribeirão Preto

qui, 08/04/2004 - 16h25 | Do Portal do Governo

A secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do IAC (Instituto Agronômico) lança na próxima terça-feira, dia 13, quatro variedades de cana-de-açúcar selecionadas para a região Centro-Sul do país.

O trabalho para o desenvolvimento das variedades durou 10 anos e para isso, os pesquisadores do instituto utilizaram uma rede de estações experimentais distribuídas nas principais regiões canavieiras de São Paulo, onde conduziu avaliações quantitativas de características agroindustriais dessas novas variedades – IAC91-2195, IAC91-2218, IAC91-5155 e IACSP93-6006.

Para o secretário Duarte Nogueira, as novas variedades são importantes para a garantia das vantagens competitivas do setor. ‘Quanto maior o número de variedades, mais amplas as opções dos plantadores, maior a produção de sacarose por unidade de área e menor será a possibilidade de desequilíbrio de produtividade’, disse.

O evento será às 9h30 no Clube Vale do Sol, em Sertãozinho.

Conheça as variedades:

IAC91-2195
Boa produção na cana-planta e soqueiras, alto teor de sacarose, maturação precoce, adequada para a colheita nos meses de abril a julho, florescimento raro nas condições do Estado de São Paulo, média exigência em fertilidade do solo, teor baixo de fibra (semelhante ao da RB72454), boa brotação da soca. Resistente a carvão, escaldadura e ferrugem. Moderadamente resistente a broca. Região de adaptação: Ribeirão Preto, Jaú, Piracicaba, Mococa e Pindorama.

IAC91-2218
Exigente em solo e facilitadora dos processos de mecanização, é adequada para produções mais tecnificadas. Características: Boa produção na cana-planta e soqueiras, alto teor de sacarose, ótima brotação da soca, floresce sob condições favoráveis (altitude e anos mais favoráveis) no Estado de São Paulo, alta exigência em fertilidade do solo, adequada para a colheita no período junho – agosto, teor de fibra médio, excelente brotação sob palha. Resistente a carvão, escaldadura e ferrugem. Moderadamente resistente a broca. Região de adaptação: Ribeirão Preto, Jaú, Piracicaba, Mococa e Pindorama.

IAC91-5155
Com grande tolerância à seca, destaca-se em regiões de limitação hídrica, como Pindorama, Ribeirão Preto, Jaú, Minas Gerais e Goiás. Seu porte ereto permite boa colheita manual e mecanizada. Características: Boa produção na cana-planta e alta nas soqueiras, alto teor de sacarose, ótima brotação da soca, ausência de florescimento para as condições da região Centro-Sul do Brasil, baixa exigência em fertilidade do solo, adequada para colheita no período maio – outubro, teor de fibra baixo. Sensível a ferrugem. Resistente a carvão e escaldadura. Boa resistência a broca.

IACSP93-6006
Esta variedade marca o início do programa de melhoramento de cana na região de Assis e da Serra da Mantiqueira, que não faz parte da canavicultura tradicional. Selecionada para solos de baixa fertilidade, a IACSP93-6006 se destaca nessas condições, em regiões de clima mais ameno.Características: Alta produção na cana-planta e soqueiras, alto teor de sacarose, boa soqueira, ausência de florescimento nas condições da região Centro-Sul do Brasil, baixa exigência em fertilidade do solo, média exigência em água, adequada para a colheita no período maio – agosto, teor baixo de fibra. Resistente a carvão, escaldadura e ferrugem. Sensível a Pokkah Boeng. Moderadamente resistente a broca do colmo. Região de adaptação: Assis, Mococa, Jaú, Piracicaba e Ribeirão Preto.

Assessoria de comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento
C.A.