Agricultura: Programa Alimenta São Paulo atende a 60 mil famílias carentes

Além da distribuição gratuita de alimentos, permite engajamento das famílias em programas de capacitação

sex, 31/10/2003 - 10h13 | Do Portal do Governo

O Programa Alimenta São Paulo foi criado em março de 2000 pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e sua Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), em parceria com 900 entidades sociais que atuam na região metropolitana da capital. Atualmente, atende a 60 mil famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo, durante 12 meses, proporcionando condições mínimas de subsistência à população carente.

Além da distribuição gratuita de cestas de alimentos básicos compostas por gêneros de grande valor nutricional, permite o engajamento dessas famílias em programas de capacitação profissional, geração ou complementação de renda familiar,
assistência médica, escolarização básica e provisão de documentos pessoais.

O Alimenta São Paulo prioriza os moradores das regiões de maior pobreza na região da Grande São Paulo. Os municípios atendidos são Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Biritiba Mirim, São Lourenço da Serra, Carapicuíba e Itapevi.

Participação com compromisso

Para assegurar uma ação social mais efetiva, foram estabelecidos compromissos que as famílias deverão cumprir ao longo de sua participação no programa. São eles: manter a carteira de vacinação atualizada dos filhos menores de idade; comprovar freqüência escolar dos filhos; realizar exames de prevenção ao câncer ginecológico das mulheres adultas da família; participar de cursos de capacitação profissional; regularizar a documentação de todos os membros da família; e freqüentar cursos de alfabetização de adultos.

Da Assessoria de Imprensa da Codeagro
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)