Agricultura: Programa Agroindustrial destina R$ 1 milhão para regiões de Bauru, Jaú e Lins

Objetivo do convênio com o Sebrae-SP é transformar pequenos produtores em empreendedores rurais

seg, 30/05/2005 - 9h40 | Do Portal do Governo

O Programa SAI – Sistema Agroindustrial Integrado, uma parceira da Secretaria de Agricultura e o Sebrae-SP, para as regiões de Bauru, Jaú e Lins, num total de 37 municípios, recebe recurso da ordem de R$ 1 milhão na renovação do convênio entre as instituições. O encontro de agricultores dessas regiões acontece nesta segunda-feira, dia 30, a partir das 16h30, no município de Bauru, com as presenças dos secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, e do superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca.

Com a renovação, o SAI dá continuidade a um trabalho já desenvolvido nestes municípios com o objetivo de transformar os pequenos produtores em empreendedores rurais. O Programa é uma revolução nas comunidades atingidas, por meio de orientação, assessoria e serviços de natureza tecnológica, gerencial e administrativa, direcionadas às cadeias produtivas do agronegócio, na busca de aumento da produtividade, redução dos custos de produção, compra conjunta de insumos, venda conjunta da produção, sistema de melhoria da qualidade, gerenciamento das unidades de produção.

Na última fase do programa, foram cerca de 6 mil atendimentos, mas o objetivo é ampliar os beneficiados com uma maior integração das cadeias produtivas. Nesta fase as atividades prioritárias são: pecuária de corte, pecuária de leite, ovinos, suínos, piscicultura, apicultura, frutas, olericultura, café, orgânico e as agroindústrias de leite, doces, cachaça, maracujá, e tomate.

Os municípios que compõem este módulo do Programa são: Agudos, Arealva, Avai, Balbinos, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Bocaína, Boracéia, Borebi, Cabrália Paulista, Cafelândia, Dois Córregos, Duartina, Guaiçara, Guarantã, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Itajú, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Lucianópolis, Macatuba, Mineiros do Tietê, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Pongaí, Presidente Alves, Promissão, Reginópolis, Sabino, Ubirajara e Uru.

Assinatura de convênio do Programa SAI – Módulo Nordeste
Data: Segunda-feira, 30 de maio de 2005
Horário: 16h30
Local: Recinto de Exposições Mello Moraes – Av. Comendador José da Silva Martha, Q36 – Bauru/SP

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)