Agricultura: Produtos orgânicos são comercializados no Metrô de São Paulo

Na estação Liberdade é possível encontrar verduras e legumes sem agrotóxicos com preços até 64% mais baratos

sex, 30/08/2002 - 11h14 | Do Portal do Governo

O programa ‘Estação Economia’, que atende atualmente 28 estações de transporte metropolitano de São Paulo, lançou um projeto-piloto no bairro da Liberdade, que oferece produtos orgânicos (livres de agrotóxicos) a preços bastantes competitivos. Na banca do Metrô Liberdade é possível encontrar legumes e verduras com preços até 64% mais baixos que os produtos orgânicos comercializados nos supermercados paulistas.

A campanha de venda de produtos sem agrotóxicos – ainda em fase experimental – teve início na primeira quinzena de agosto, podendo se expandir para outras estações de metrô, além de estações de trens e terminais urbanos. O projeto Estação Economia, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA), por meio da Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), busca levar aos consumidores da Região Metropolitana de São Paulo produtos de qualidade com preços abaixos do mercado. Além disso, o programa procura solucionar um grande problema enfrentado nas metrópoles: a falta de um canal direto de venda entre o produtor e o consumidor.

O programa, lançado há nove anos, comercializou somente no primeiro semestre deste ano mais de 2 mil toneladas de produtos, entre frutas, legumes, verduras, frango, laticínios, ovos e mel. Com a venda de produtos sem agrotóxicos, o Estação Economia passa a ser não só uma boa alternativa para os consumidores de produtos orgânicos, mas também uma excelente oportunidade para os produtores deste tipo alimento.

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento