Agricultura: Produtores rurais são beneficiados com convênio da Secretaria e Sebrae-SP

Sistema Agroindustrial Integrado dá assistência técnica a municípios das regiões de São Carlos e Araraquara

sex, 06/05/2005 - 10h20 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e o superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, assinam nesta sexta-feira, dia 6, renovação de convênios do Programa SAI – Sistema Agroindustrial Integrado, oferecendo assistência técnica a produtores rurais das regiões de São Carlos e Araraquara. Em Pirassununga, às 14h30, eles firmam o convênio no valor de R$ 487.753,90 voltado para 22 municípios. Às 17h, a cerimônia acontece em Araraquara, reunindo produtores dos 19 municípios beneficiados com R$ 430.958,00.

O convênio de um ano permite o desenvolvimento de atividades de assistência técnica, cursos, seminários e dias de campo para orientação de produtores rurais nestes 41 municípios. O objetivo é oferecer instrumentos aos agricultores para transformá-los em empreendedores rurais, agregando valor aos seus produtos agrícolas. “Temos inúmeros casos de produtores que criaram a sua própria agroindústria em cooperativas e que hoje, alcançam uma renda maior”, explica o secretário Duarte Nogueira.

Nos 22 municípios (Ibaté, São Carlos, Dourado, Ribeirão Bonito, Descalvado, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Analândia, Corumbataí, Leme, Araras, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Rio Claro, Itirapina, Brotas, Torrinha, Limeira, Iracemápolis e Ipeúna), que compõem a regional de São Carlos, os resultados já aparecem, depois de 2 anos do Programa. Os trabalhos da Associação de Artesãos Entre Nós de Analândia é sucesso regional, assim como dos Produtores Rurais de Corumbataí e Associação de Pesque-Pague da Bacia do Rio Mogi-Guaçu.

Na região de Araraquara, composta por 19 municípios (Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju), o quadro também é positivo. Foram mais de 9.500 atendimentos no último ano e desenvolvido a Associação Terra Sol, para o turismo rural na região, envolvendo 16 propriedades e o destaque para o Projeto Verde Vivo para horticultores convencionais, orgânicos em conversão e orgânicos certificados.

Para a próxima fase, as duas regiões priorizam cadeias produtivas diferentes. Os produtores de peixes, hortifrutigranjeiros, cereais, caprinos e ovinos, mel e mandioca da região de São Carlos receberão incentivos para que desenvolvam atividades para aumento da renda. Nesta 4ª fase da região de Araraquara, 13 cadeias produtivas: leite, mel, limão, manga, palmito, orgânicos, projetos de plantio direto, avicultura, mandioca, ovinos, bairro dos coqueiros (Ibitinga), cana-de-açúcar e produtores de Tabatinga serão focadas.

O Sistema Agroindustrial Integrado – SAI – foi implementado no Estado em 1998, com o objetivo de transformar o pequeno produtor em empresário rural, por meio de assessoria técnica, gerencial, administrativa e comercial. Já está em atividade em 510 municípios e os parceiros pretendem levá-lo a todos as 645 cidades de São Paulo até o final deste ano. Desde o início do programa, já foram atendidos mais de 214 mil produtores, num trabalho conjunto entre os técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Sebrae-SP.

Lançamento da 4ª fase do SAI – São Carlos
Data: Sexta-feira, 6 de maio de 2005
Horário: 14h30
Local: USP- Campus Pirassununga
Av. Duque de Caxias, Norte, 225 – Pirassununga/SP

Lançamento da 4ª fase do SAI – Araraquara
Data: Sexta-feira, 6 de maio de 2005
Horário: 17h
Local: Buffet Quiosque Eventos
Av. Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 350 – Araraquara/SP

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)