Agricultura: Produtores de Pontes Gestal inauguram abastecedouro comunitário

Benefício só foi possível após a implantação do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas

ter, 29/07/2003 - 20h30 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 1º, os produtores rurais da microbacia do Córrego do Botelho, no município de Pontes Gestal, inauguram o abastecedouro comunitário e recebem equipamentos como roçadeiras e distribuidores de calcário. Esse benefício só foi possível após a implantação do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, que é prioridade do Governo do Estado de São Paulo e executado pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O abastecedouro, que será inaugurado, tem capacidade de 41 mil litros de água e vai beneficiar 19 produtores em 16 propriedades . Esses agricultores fazem parte Microbacia do Córrego do Botelho, que envolve uma área de 6.120 hectares e 136 produtores. Mas os projetos em desenvolvimento não ficam por aí. Como 80% da microbacia é composta de pequenas propriedades leiteiras, há cerca de seis meses foram implantados sete projetos de manejo de pastagem. É um trabalho conjunto da CATI e da Embrapa São Carlos, cujo objetivo é mostrar ao agricultor que a pecuária leiteira é economicamente viável em pequenas áreas. Outras ações desenvolvidas foram a recuperação da mata ciliar em córregos e nascentes, controle da erosão, através do terraceamento em 40 hectares, implantação da calagem, preparo adequado do solo e manejo de culturas e pastagens. A adoção dessas práticas conservacionistas só aconteceu pela aquisição de equipamentos pelos produtores com subvenção econômica do Programa de Microbacias.

De acordo com o prefeito de Pontes Gestal, João Fernando Pereira da Silva, o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas só veio para melhorar a vida de cada um, pois melhora o tráfego nas estradas, a qualidade da água para o rebanho e o escoamento da safra. O abastecedouro vai possibilitar água para os animais sem necessidade de levar a criação até o córrego. “Diminuindo o trânsito de animais nas estradas, a estrada fica conservada e proporciona maior convivência entre a comunidade urbana e rural, “ explica o Prefeito.

Muitos eram os problemas enfrentados pelos agricultores do Córrego do Botelho em Pontes Gestal. Segundo Flávio Tokuda, técnico executor do projeto, a área da microbacia enfrentava problemas sérios com degradação ambiental e das pastagens. Para minimizar essa situação foram implantadas diversas tecnologias conservacionistas e a distribuição de mudas para reflorestamento das matas ciliares e de sementes para adubação verde. Outro projeto trabalhado no local foi o de viabilidade leiteira na pequena propriedade, que vem melhorando as pastagens, a alimentação dos animais e a genética. Flávio explica que hoje a produtividade aumentou e os produtores estão contentes com os resultados, que foram imediatos. Só com seis meses de implantação, já sobram áreas de pastagens para implantação de outras alternativas, que proporcionem maior rentabilidade para o produtor.

Os produtores estão satisfeitos com os resultados já obtidos. Benedito Jacob Gonçalves de Souza, do Sítio Nossa Senhora Abadia, está integrando o projeto de Viabilidade da Pecuária Leiteira na Pequena Propriedade. Ele afirma que depois antes da implantação do projeto o gado era feio e fraco, porque passava fome em virtude da pastagem degradada. Ele até alugava pasto para seus animais. “Agora mudou 100%. O gado está bonito e bem desenvolvido. Antes eu estava perdendo as esperanças , se não fosse a força e as orientações da Casa da Agricultura eu não sei onde iria parar. É como se eu estivesse iniciando a pecuária de leite hoje.”

Já o produtor Gil Lourenço Constancio, do Sítio Santo Antônio, e um dos beneficiados com a implantação do Abastecedouro Comunitário, explica que antes todos tinham problemas com o atolamento do gado nos córregos. Agora, além dos piquetes para pastagem e do alimento de qualidade, os animais terão água com fartura. “Foi um grande melhoramento para os produtores da microbacia.”

Outro exemplo é o da proprietária do Sítio Santa Ana, Francisca Marques de Lima, que já fez o reflorestamento da nascente do Córrego e implantou 28 piquetes para seus animais. Ela acredita que a recomposição da nascente vai conservar a água, tanto para ela quanto para os vizinhos, além de recompor a fauna e a flora. Dona Francisca afirma que tudo está dando certo graças a orientação da Casa da Agricultura. Ela explica que a instalação dos piquetes já está dando resultados: aumentou a produtividade em 45% só no primeiro mês e por conseqüência o lucro também. “Já estou pensando em adquirir animais melhores, que vão proporcionar um rendimento de 100%.”

Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas

Esse Programa está implantado em 455 municípios, beneficiando mais de 30 mil produtores rurais. A meta para 2003 é a implantação de mais 250 microbacias, favorecendo mais 18 mil produtores rurais. O objetivo desse trabalho é desenvolver ações e implantar tecnologias que proporcionem o desenvolvimento rural sustentável, através da melhoria da renda e da qualidade de vida do produtor rural, com preservação do meio ambiente.

A região de Votuporanga já tem nove convênios assinados com os municípios de Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Paulo de Farias, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia e Valentim Gentil. Desses, sete já tem seus planos de ação aprovados e cinco dos projetos começaram em 2000, quando iniciou a implantação do Programa em São Paulo com o financiamento parcial do Banco Mundial.

Programação da Solenidade

A solenidade de entrega de implementos agrícolas, liberação de subvenções econômicas e inauguração do abastecedouro comunitário acontece no dia 1º de agosto, às 9 horas, na microbacia do Córrego do Botelho, em Pontes Gestal.

O Evento conta com a presença de autoridades, técnicos e produtores rurais da região.