Agricultura: Produtores de algodão ganham nova variedade

nd

ter, 06/08/2002 - 19h56 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico – IAC, sediado em Campinas (SP), desenvolveu uma nova variedade de algodão, a IAC-24, que será lançada no mercado ainda este ano. O novo cultivar é fruto de um programa de melhoramento genético que prioriza a resistência as principais doenças que afetam o algodão plantado no País. Segundo Milton Geraldo Fuzatto, pesquisador do IAC e um dos responsáveis pela criação da variedade, com o uso do IAC-24 os produtores conseguem reduzir consideravelmente a aplicação de defensivos agrícolas diminuindo, assim, os seus custos de produção e também os impactos ambientais causados pelo excesso de agrotóxico nas lavouras.

O pesquisador do IAC diz que a nova variedade vai concorrer sobretudo com os cultivares importados, responsáveis pela proliferação de doenças na cultura do algodão. Grande parte das variedades plantadas no País, afirma Fuzatto, foi desenvolvida no exterior, sob condições ambientais diferentes das existentes no Brasil.

Os cultivares de algodão introduzidos no mercado brasileiro pelas empresas multinacionais de sementes acabaram colaborando para o agravamento de doenças provocadas por fungos, bactérias e vírus, enfatiza o pesquisador. Essas doenças atingem principalmente as regiões tradicionais de cultivo de algodão – São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.

A variedade, multiplicada pela Coordenadoria da Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, será mais uma opção para o produtor, que já tem à sua disposição a IAC-23, último cultivar de algodão desenvolvido pelo Instituto Agronômico, também resistente a múltiplas doenças. Segundo Fuzatto, a principal vantagem da IAC-24 é que o cultivar apresenta uma porcentagem de fibra mais alta do que a IAC-23. As sementes do algodão IAC-24 estarão disponíveis aos produtores a partir da próxima safra de verão, a 2002/03, cujo
plantio inicia-se nos meses de outubro e novembro.