Agricultura: Preços apontam alta de 3,27% na terceira quadrissemana de agosto

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço

qua, 01/09/2004 - 16h41 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 3,27% na terceira quadrissemana de agosto de 2004, com perda de 0,11 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) manteve tendência de alta, em função da elevação dos preços dos produtos vegetais e de origem animal, bem como de menores quedas nas cotações internacionais das commodities.

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (arroz, banana, batata, cebola, laranja, tomate, boi, leite, ovos e suínos), enquanto seis tiveram reduções (café, feijão, milho, soja, trigo e aves). O destaque de alta foi o preço do tomate (+78,38%), enquanto a queda mais expressiva foi verificada no trigo (-22,04%).

Entre os produtos de origem vegetal, a alta nas frutas e o forte aumento nos preços das olerícolas, apesar da redução nos preços de grãos, fez com que o preço do grupo tivesse crescimento de 3,48%. Já no segmento animal, o crescimento nas cotações de todos os produtos, com exceção das aves, elevou o preço do grupo em 2,91%. O resultado foi a alta de 3,27% no índice geral (IPR).

O preço do trigo vem apresentando fortes quedas em função do aumento da oferta mundial e do início da colheita no Brasil. Caso o Governo Federal não implemente medidas para sustentação do preço do produto, deverá verificar-se enorme dificuldade na comercialização do produto.

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola
C.A.