Agricultura: Preços agrícolas voltam a subir na primeira quadrissemana de agosto

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço

seg, 11/08/2003 - 15h28 | Do Portal do Governo

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) subiu 0,15% na primeira quadrissemana de agosto, apresentando recuperação de 2,03 pontos percentuais em relação ao mês de julho.

No gráfico seguinte, é possível visualizar o comportamento do IPR desde maio último.

Na primeira quadrissemana de agosto, os preços agrícolas apresentaram as seguintes variações, por produto:

Foi a primeira alta do índice desde a quarta quadrissemana de abril, em função da elevação dos preços dos produtos de origem animal.

O comportamento dos preços agrícolas, por grupo de produtos na primeira quadrissemana de agosto, foi o seguinte:

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (algodão, amendoim, arroz, café, laranja, aves, boi gordo, leite, ovos e suínos), enquanto nove tiveram reduções (banana, batata, cana-de-açúcar, cebola, feijão, milho, soja, tomate e trigo). O destaque de alta foi o preço dos suínos (+13,83), enquanto a maior queda foi verificada no tomate (-41,13%).

Entre os produtos de origem vegetal, o recuo nos preços dos subgrupos de grãos e olerícolas, apesar do aumento nas frutas, fez com que o preço do grupo tivesse redução de 2,41%. Já no segmento animal, verificou-se majoração nos preços de todos os produtos, fazendo com que o preço do grupo subisse 5,51%. O resultado foi a variação positiva de 0,15% no índice geral (IPR).

Nesta quadrissemana, a cotação do boi gordo continuou a subir com a entrada da entressafra, que deverá prolongar-se até o final de novembro. O comportamento dos preços recebidos pelos produtores pode ser observado no gráfico seguinte:

Nelson Batista Martin do Instituto de Economia Agrícola – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/SAA-SP
C.A