Agricultura: Preços agrícolas voltam a subir em São Paulo

Dos 19 produtos analisados apenas três apresentaram reduções no preço

seg, 23/09/2002 - 10h42 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 3,97% na terceira quadrissemana de setembro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) voltou a manter forte crescimento em relação à quadrissemana anterior (3,30%).

Dos 19 produtos analisados pelo pesquisador Nelson Martin, três apresentaram reduções no preço (batata, cebola, e ovos), enquanto quatorze produtos tiveram acréscimos (algodão, amendoim, arroz, banana, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, milho, soja, tomate, trigo, boi gordo e suínos). Os preços do leite e das aves mantiveram-se estáveis.

Entre os produtos com crescimento expressivo de preço, destacou-se o tomate (61,29%). A maior queda foi verificada na cebola (-24%). Entre os vegetais, observou-se alta nos preços de todos os subgrupos, fazendo com que o preço do grupo aumentasse 5,59%.

No segmento animal, as cotações ascendentes do boi gordo e dos suínos, apesar da retração no preço dos ovos e da estabilidade nos preços de aves e leite, levaram ao aumento de 0,99% no preço do grupo. O resultado foi o crescimento de 3,97% no índice geral (IPR).

Mais informações podem ser encontradas no site www.iea.sp.gov.br.