Agricultura: Preços agrícolas tiveram alta de 3,16% na quadrissemana de outubro

Pesquisa é do Instituto de Economia Agrícola

seg, 17/10/2005 - 11h32 | Do Portal do Governo

Com ganho de 1,60 ponto percentual em relação à última semana, os preços agrícolas mantiveram tendência de alta e cresceram 3,16% na segunda quadrissemana de outubro, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve o crescimento em função da elevação dos preços dos produtos de origem animal, vegetal e do melhor desempenho das commodities.

Segundo os pesquisadores do IEA, entre os produtos de origem vegetal, a queda nos preços do subgrupo dos grãos não impediu a elevação de 1,12% no preço do grupo, por conta da alta nos preços de frutas e olerícolas. Ainda de acordo com o Instituto, no segmento dos produtos de origem animal, a alta nos preços de boi, ovos e suínos levou ao crescimento de 6,82% no preço do grupo. O resultado foi a alta de 3,16% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, dez apresentaram crescimento nos preços (amendoim, banana, café, cebola, laranja, milho, tomate, boi, ovos e suínos), enquanto oito tiveram reduções (algodão, arroz, batata, feijão, soja, trigo, aves e leite).

Entre as altas, destaque para a cebola, que subiu 50% nesta segunda quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a batata, que registrou queda de 13,33%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na segunda quadrissemana de outubro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.