Agricultura: Preços agrícolas tiveram alta de 0,51% na 3ª quadrissemana de junho

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço

ter, 28/06/2005 - 9h38 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 0,51% na terceira quadrissemana de junho, com ganho de 1,80 ponto percentual em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) voltou a apresentar alta em função do crescimento nos preços dos grãos e dos produtos de origem animal.

Dos 19 produtos analisados, nove apresentaram crescimento no preço (amendoim, banana, feijão, milho, soja, aves, boi gordo, suínos e leite), enquanto sete tiveram reduções (algodão, arroz, batata, café, cebola, laranja e trigo) e três ficaram com preços estáveis (cana-de-açúcar, tomate e ovos). O destaque de alta foi o amendoim (21,05%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu na batata (-32,77%).

Entre os produtos de origem vegetal, a queda nos preços de frutas e olerícolas, mesmo com a alta nos preços do subgrupo dos grãos, levou à redução de 0,92% no preço do grupo. Já no segmento animal, a alta em aves, leite, suínos e boi gordo foi responsável pelo aumento de 3,10% no preço do grupo. O resultado final foi a alta de 0,51% no índice geral (IPR) na quadrissemana. O preço do feijão vem apresentando crescimento nos últimos meses devido à quebra das safras das águas e da seca, indicando tendência de alta para os próximos meses.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura