Agricultura: Preços agrícolas tiveram alta de 0,02% na 1ª quadrissemana de dezembro

Levantamento é do Instituto de Economia Agrícola

seg, 12/12/2005 - 14h12 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 0,02% na 1ª quadrissemana de dezembro, indicando relativa estabilidade. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) teve pequena alta em função do crescimento nos preços dos produtos de origem vegetal e do melhor desempenho das commodities, informa o levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.

Dos 19 produtos analisados, dez apresentaram crescimento no preço (algodão, arroz, batata, cebola, feijão, laranja, tomate, trigo, ovos e suíno), enquanto seis tiveram reduções (banana, café, milho, soja, aves e boi). O destaque de alta foi o preço do tomate (+24,12%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu nas aves (frango) (-17,86%).

Entre os produtos de origem vegetal, a queda no preço do subgrupo dos grãos foi mais que compensada pela alta nos preços de frutas e olerícolas, o que provocou o aumento de 2,30% no preço do grupo. Já no segmento animal, a queda nos preços de aves e boi levou à redução de 4,09% no preço do grupo. O resultado foi a alta de apenas 0,02% no índice geral (IPR).

O preço recebido pelos produtores de frango apresentou forte queda nos últimos três meses, devido à enorme expansão da produção, associada a um consumo estagnado e ao excedente gerado pela redução nas exportações, provocada pela greve dos fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essa conjuntura levou às menores cotações em novembro e dezembro dos últimos quatro anos.

O levantamento completo está disponível no site www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura