Agricultura: Preços agrícolas têm redução de 0,76% em maio

Apenas cinco produtos dentre dezenove apresentaram acréscimo no preço

qui, 02/06/2005 - 18h40 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas caíram 0,76% em maio, informou na quarta-feira, dia 1, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo relatório do IEA, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) recuperou 1,27 ponto percentual em relação a abril, em função da manutenção da forte alta do Real no mês e da intensificação da colheita da safra de grãos continuaram a pressionar os preços, mesmo com a recuperação das cotações dos produtos de origem animal.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, cinco apresentaram crescimento nos preços (cebola, feijão, aves, ovos e leite). No segmento dos vegetais a queda no preço de dez produtos, gerou redução de 2,59% no índice do grupo. Já em relação ao grupo de produtos de origem animal, o crescimento nas cotações de leite, aves e ovos, elevou em 2,53% os preços do grupo. O resultado final foi a redução de 0,76% no índice geral de preços.

A pesquisa aponta ainda que, em 2005, a variação acumulada do IPR foi de 5,20%, em comparação com 2,20% do IGP-M e 3,07% do IPC-Fipe (estimativa). Segundo o IEA, os números indicam ganho do poder de troca dos agricultores de 3,00 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 6,57 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

De acordo com os pesquisadores do IEA, em 2005, onze produtos apresentaram crescimento nos preços, com destaque para a batata, cebola, feijão e tomate que tiveram aumento acumulado superior a 20%. No mesmo período, oito produtos apresentaram reduções no preço (algodão, amendoim, arroz, banana, soja, aves, boi gordo e suínos).

A pesquisa aponta ainda que, no acumulado dos últimos 12 meses, os preços agrícolas apresentaram variação positiva de 15,87%. No período, os destaques foram batata, café, cana-de-açúcar e feijão que apresentaram alta superior a 30%.

O relatório completo sobre o desempenho do IPR no mês de maio está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Agricultura

F.C.