Agricultura: Preços agrícolas têm alta de 2,77% na segunda quadrissemana de dezembro

Levantamento foi feito pelo Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura

ter, 21/12/2004 - 11h01 | Do Portal do Governo

Mesmo com a perda de 2,57 ponto porcentual em relação à última semana, os preços agrícolas subiram 2,77%, na segunda quadrissemana de dezembro, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o índice manteve o crescimento em função da elevação dos preços dos produtos de origem animal, que cresceram devido à maior demanda para exportação e para as festas do final do ano.

Segundo os pesquisadores do IEA, o grupo apresentou crescimento de 3,12%, devido ao aumento nas cotações de aves, ovos e suínos. Em relação aos produtos de origem vegetal, o aumento nos preços das frutas e da cana de açúcar puxou o preço do grupo em 2,57%, apesar da redução nas cotações das olerícolas e dos grãos. O resultado foi a alta de 2,77% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, sete apresentaram crescimento nos preços (café, cana-de-açúcar, cebola, laranja, aves, ovos e suínos), enquanto doze tiveram reduções (algodão, amendoim, arroz, banana, batata, feijão, milho, soja, tomate, trigo, boi e leite).

Entre as altas, destaque para o preço dos ovos, que subiu 17,95%, nesta segunda quadrissemana. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para a batata, que registrou queda de 41,38%.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

(LRK)