Agricultura: Preços agrícolas tem alta de 2,38% na segunda quadrissemana de maio

Dos 19 produtos analisados, oito apresentaram crescimento no preço

ter, 17/05/2005 - 16h47 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 2,38% na segunda quadrissemana de maio, com ganho de 2,45 pontos percentuais em relação à quadrissemana anterior. O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) voltou a apresentar variação positiva na quadrissemana em função da alta dos preços dos produtos vegetais e de menor queda nos preços dos produtos de origem animal.

Dos 19 produtos analisados, oito apresentaram crescimento no preço (batata, cana-de-açúcar, feijão, laranja, tomate, aves, ovos e leite), enquanto oito tiveram reduções (algodão, banana, cebola, milho, soja, trigo, boi e suínos). O destaque de alta foi o preço do tomate (+62,16%), enquanto a queda mais expressiva ocorreu nos suínos (-18,51%).

Entre os produtos de origem vegetal, o aumento nos preços dos subgrupos de frutas e olerícolas elevou o preço do grupo em 4,00%. Já no segmento animal, o recuo nas cotações do boi e dos suínos, apesar da alta em aves, leite e ovos, levou à queda de 0,54% no preço do grupo. O resultado final foi o crescimento de 2,38% no índice geral (IPR).

O preço do milho continuou em queda, devido à intensificação da colheita, apesar da quebra de safra da ordem prevista de 14,6%, de acordo com a última estimativa da CONAB, para a safra brasileira 2004/05.

Instituto de Economia Agrícola
C.A.