Agricultura: Preços agrícolas têm alta de 1,08% na segunda quadrissemana de janeiro

Pesquisa é do Instituto de Economia Agrícola, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

ter, 18/01/2005 - 10h43 | Do Portal do Governo

Com ganho de 2,52 pontos percentuais em relação à última semana, os preços agrícolas subiram 1,08%, na segunda quadrissemana de janeiro, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, o índice manteve o crescimento em função da elevação dos preços dos produtos vegetais.

Segundo os pesquisadores do IEA, o aumento nas cotações de grãos, frutas, olerícolas e cana-de-açúcar puxou o preço do grupo em 5,39%. Já em relação aos produtos de origem animal, a queda nas cotações de todos os produtos, exceto o leite, reduziu o preço do grupo em 6,67%. O resultado foi a alta de 1,08% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos avaliados pelo instituto, oito apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, café, cana-de-açúcar, feijão, laranja, milho e leite), enquanto dez tiveram reduções (algodão, amendoim, arroz, cebola, soja, tomate, aves, boi, ovos e suíno).

Entre as altas, destaque para a batata, que subiu, nesta segunda quadrissemana, 76,47%. Dos produtos que apresentaram redução nos preços, destaque para os ovos, que registraram queda de 22,55%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na segunda quadrissemana de janeiro está disponível na internet, no site www.iea.sp.gov.br.

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Economia Agrícola (IEA)

(LRK)