Agricultura: Preços agrícolas subiram 8,35% em novembro

Dos 19 produtos pesquisados apenas seis apresentaram reduções no preço

seg, 02/12/2002 - 17h54 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 8,35% no mês de novembro, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) ficou 2,92 pontos percentuais acima de outubro, mantendo assim a tendência de alta.

Entre os fatores que contribuíram para este aumento, destacam-se a estiagem, que atrasou o plantio da nova safra de grãos, e as altas do dólar e das commodities no mercado internacional.

Dos 19 produtos pesquisados por Nelson Martin, apenas seis apresentaram reduções no preço (amendoim, banana, laranja, soja, tomate e trigo). Entre os vegetais, o crescimento nos preços de sete produtos, apesar da redução em seis, foi responsável pela alta de 7,38% no índice de preços do grupo.

Já no caso do segmento animal, o aumento nas cotações de todos os produtos, com exceção do leite cujo preço se manteve estável, levou ao crescimento de 10,13% nos preços deste grupo.

Nos onze meses de 2002, a variação acumulada do IPR foi de 27,53%, em comparação com a de 20,78% do IGP-M e a de 7,77% do IPC-Fipe (estimativa). Isto indica um ganho de poder de troca para os agricultores de 6,75 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 19,76 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe, aumentando assim o poder de troca do setor agrícola.

A variação mensal anualizada do IPR indica que a sua recuperação iniciou a partir de maio, atingindo em novembro o valor de 30,58%, em comparação com 21,05% do IGP-M e 8,04% do IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas estão ganhando cerca de 9,53 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 22,54 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe.

Mais informações no site do Instituto de Economia Agrícola

C.A