Agricultura: Preços Agrícolas subiram 5,34% na primeira quadrissemana de dezembro

Relatório é realizado pelo Instituto de Economia Agrícola

ter, 14/12/2004 - 14h02 | Do Portal do Governo

Os preços agrícolas subiram 5,34% na primeira quadrissemana de dezembro, segundo relatório apresentado ontem pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Com ganho de 1,40 ponto percentual em relação ao mês de novembro, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) manteve a tendência de alta em função, principalmente, da elevação dos preços dos produtos de origem animal, que apresentaram bom desempenho graças à demanda para exportação e para as festas do final do ano.

De acordo com os pesquisadores do instituto, no segmento animal, o crescimento nas cotações de todos os produtos, com exceção do leite, elevou o preço do grupo em 8,49 %. Já o grupo de produtos de origem vegetal, o aumento nos preços das frutas e da cana-de-açúcar, puxou o preço do grupo em 3,59%, apesar da redução nas cotações das olerícolas e dos grãos. O resultado foi a alta de 5,34% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo IEA, oito apresentaram crescimento nos preços (banana, café, cana-de-açúcar, laranja, aves, boi, ovos e suínos) enquanto nove tiveram reduções (arroz, batata, cebola, feijão, milho, soja, tomate, trigo e leite).

Entre as quedas, destaque para a cebola e para a batata, que caíram, nesta primeira quadrissemana, 11,11% e 9,26%, respectivamente. Dos produtos que apresentaram ganhos nos preços, destaque para o frango (+28%) e para café (+18,72).

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de dezembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.