Agricultura: Preços agrícolas subiram 2,35% na primeira quadrissemana de novembro

Pesquisa foi realizada pelo Instituto de Economia Agrícola

qui, 10/11/2005 - 10h32 | Do Portal do Governo

Com recuperação de 2,62 pontos percentuais em relação ao mês de outubro, os preços agrícolas subiram 2,35% na primeira quadrissemana de novembro, segundo pesquisa do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com relatório apresentado nesta quarta-feira, o IPR (índice de preços recebidos pelos produtores) retomou a tendência de alta em função da elevação dos preços dos produtos vegetais e do melhor desempenho das commodities.

De acordo com os pesquisadores do instituto, entre os produtos de origem vegetal, a queda no preço do subgrupo dos grãos foi mais que compensada pela alta nos preços de frutas e olerícolas. O aumento no preço do grupo foi de 4,86%. Já no segmento animal, a queda nos preços de aves, ovos e suínos levou a redução de 2,61% no preço do grupo. O resultado foi a alta de 2,35% no índice geral de preços.

Dos 19 produtos pesquisados pelo instituto, cinco apresentaram crescimento nos preços (banana, batata, café, cana-de-açúcar e laranja) enquanto 13 tiveram reduções (algodão, amendoim, arroz, cebola, milho, soja, tomate, trigo, aves, leite, ovos e suínos).

Entre as quedas, destaque para o amendoim, que caiu 16,67% nesta primeira quadrissemana. Dos produtos que apresentaram ganhos, destaque para a batata, que apresentou crescimento de 130,71%.

O relatório completo sobre o desempenho dos preços agrícolas na primeira quadrissemana de novembro está disponível no www.iea.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento